Na noite desta quinta-feira (1) a vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner sofreu uma tentativa de assassinato, promovida pelo brasileiro Fernando Andrés Sabag Montie. O fato ocorreu quando Cristina acenava para apoiadores na frente de sua casa em Buenos Aires.
O brasileiro esticou o braço esquerdo e apontou a arma em direção a vítima na alturada cabeça, acerca de 20 cm, entretanto, no momento em que o gatilho foi acionado a arma não disparou, segundo as autoridades a arma estava carregada. Nas imagens que correm nas redes sociais é possível ouvir o barulho do gatilho antes do disparo.
Cristina Kirchner acena de sua janela (Reprodução/Instragram)
Falhas na segurança da vice-presidente argentina:
Durante o período que Kirchner permanecia acenando a seus apoiadores, ficou evidenciado que não havia nenhum tipo de ‘’cordão de isolamento’’ que pudesse promover isolamento e distanciamento entre os apoiadores e a vice-presidente, inclusive que desse amplitude de proteção por parte dos policiais.
Observa-se que no momento que o agressor Sabag Montiel, se aproxima de Cristina, deixando a arma posicionada a bem próxima os policiais mantiveram uma postura passiva, voltados apenas a conter os demais manifestantes.
Após a primeira tentativa de disparo, o agressor tenta novamente outro disparo, enquanto Cristina se abaixa nenhum dos policiais tentou livrá-la da linha de tiro.
Antes do ocorrido a polícia federal permaneceu na postura de reação e não de prevenção, pois, permitiu que o agressor ficasse a poucos centímetros de Cristina, apesar do número de policiais fosse maior do que os últimos dias não se propôs contenção para manutenção da distância entre o público e a vice-presidente, conform recomendado para este tipo de trabalho.
A justiça classificou a ação cometida por Fernando Andrés, como tentativa de homicídio, e afirma que ele possui condições de depor, bem como ainda não se sabe a motivação e também não há informações de qualquer depoimento ou declarações do brasileiro à polícia argentina.
Justiça classificou o atentado cometido por Fernando Andrés Sabag Montiel como tentativa de homicídio, e afirmou que ele está em condições de depor. Em sua residência foram encontradas 100 balas em duas caixas de 50 projéteis, além de sua identidade e documentos de sua namorada, a polícia chegou ao local, após informaçoes de uma pessoa que foi à delegacia na madrugada.
Foto destaque: Cristina Kirchner cumprimenta apoiadores (Reprodução/Instagram)