Daniela Carneiro se reúne com Lula para tratar sobre mudança no ministério do Turismo

Welyson Lima Por Welyson Lima
4 min de leitura

Nesta quinta-feira (6), a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, reuniu-se com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) a fim de tratar sobre mudança que o presidente pretende realizar na pasta. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto e também contou com a presença do ministro Alexandre Padilha das Relações Institucionais.


(Lula, ministra Daniela e seu esposo Waguinho. Foto Reprodução: Instagram @lulaoficial)


O encontro começou em torno das 15h. Daniela deve deixar a pasta do Turismo, dando lugar para nomeação do deputado Celso Sabino (União-PA) como novo ministro a assumir a pasta. Segundo informou o marido de Daniela, o político Waguinho, prefeito de Belford Roxo (RJ), ela deve entregar sua carta de demissão do cargo de ministra ao chefe do Executivo Nacional.

Troca de ministros

Com a saída de Daniela do Turismo, assume em seu lugar Celso Sabino. A alteração tem teor político, uma vez que faz parte das ações do governo Lula, a fim de melhorar a articulação política com o Congresso Nacional. O objetivo do presidente é que, com a nomeação de Sabino no ministério, ele consiga assegurar mais votos do partido União Brasil na Câmara dos Deputados. Daniela Carneiro é do União Brasil, mas irá para o partido Republicanos. A mudança, no entanto, depende do resultado de uma consulta realizada pela deputada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A demissão de Daniela Carneiro pode acontecer até a sexta-feira (7), no entanto já nesta quinta-feira (6) a deputada deve entregar a carta de demissão do cargo ministerial. Apesar da articulação do marido dela, o prefeito Waguinho, que governa Belford Roxo (RJ), tendo passado os últimos dias em Brasília, a pressão do União Brasil pelo cargo parece ter sido mais forte. A saída de Daniela já é dada como certa há duas semanas.

Daniela Carneiro foi escolhida por Lula (PT) como retribuição do apoio do casal na campanha presidencial de 2022, na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Agora, com a pressão pela saída de Daniela, o esposo pressiona o governo para que alguma compensação seja dada ao seu grupo político. Waguinho quer que a ministra assuma uma das vice-lideranças do governo na Câmara. De acordo com ele, ela foi a mulher mais votada para deputada federal no estado do Rio de Janeiro e retomará o mandato parlamentar. No entanto, o TSE precisa autorizar a saída dela do União Brasil para se filiar ao partido Republicanos. Se isso acontecer, ela continuará sem apoio da sua bancada para assumir a vice-liderança do governo.

A tempo

A ministra do turismo postou uma foto ao lado do presidente Lula, na qual afirma sua permanência no cargo e diz que segue “ao lado do presidente Lula”, segundo ela, “trabalhando por um Brasil mais justo e digno para todos os brasileiros”, finalizou em texto publicado no Instagram oficial.

Foto Destaque: Presidente Lula e ministra do Turismo Daniela Carneiro. Foto Reprodução/Instagram@lulaoficial

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile