A lua Europa é um dos satélites mais incomuns de júpiter. De acordo com pesquisas da NASA, Europa aparenta ter a mesma temperatura do oceano da Antártica, também de acordo com um estudo publicado na Astrobiology Magazine.
A NASA tem feito alguns estudos sobre esse satélite com o objetivo de obter informações a respeito o terreno e com o intuito de realizar a missão clipper, que consiste no envio de uma sonda maciça para as luas do planeta em 2024. De acordo com as pesquisas, é sugerível que a lua possa abrigar vida em algum momento.
Ainda não há muitas informações sobre o satélite, mas é possível identificar que ele é coberto de gelo. A NASA busca entender como essa agua salinizada atua e como se solidifica.
Apesar disso, o descobrimento está diretamente relacionado a agua e não ao gelo em si. Há dois tipos de formação de gelo: o mais comum no planeta terra, que é o que congela acima de uma plataforma de gelo que já existe, e o frazil, que consiste em um uma camada formada abaixo da superfície e que concentra 0,1% da salinidade do oceano. Enquanto o gelo convencional comporta em média 10% de sal dos oceanos.
“Quando exploramos Europa, estamos mais interessados na salinidade e composição do oceano, porque essa é uma das coisas que governarão o potencial de habitabilidade, ou mesmo o tipo de vida que pode viver ali”, disse a principal autora do estudo, Natalie Wolfenbarger, pesquisadora do Instituto de Geofísica da Universidade do Texas “Quando exploramos Europa, estamos mais interessados na salinidade e composição do oceano, porque essa é uma das coisas que governarão o potencial de habitabilidade, ou mesmo o tipo de vida que pode viver ali”, disse a principal autora do estudo, Natalie Wolfenbarger, pesquisadora do Instituto de Geofísica da Universidade do Texas