De acordo com operado, Rússia cortará fornecimento de energia para a Finlândia

Pedro Cogo Por Pedro Cogo
3 min de leitura

Em comunicado oficial emitido nessa sexta-feira (13), de acordo com a Fingrid (operadora do sistema de transmissão da Finlândia), diz que a Rússia irá suspender as exportações de energia a partir desse sábado (14) devido a falha no recebimento de pagamentos. 
 

A subsidiária russa chamada de RAO nordic oy, que comercializa eletricidade por fios de 400Kv, diz que não recebe pagamentos dos volumes vendidos desde 6 de maio, essa é a primeira vez que isso acontece em 20 anos de parceria. 
 
De acordo com o Fingrid, as importações russas cobrem 10% de toda energia finlandesa, portanto, a eletricidade da Finlândia não vai estar ameaçada. Para gerar mais eletricidade para a Finlândia, de acordo com a vice-presidente sênior de operações de energia da Fingrid, a Finlândia irá importar mais energia da Suécia. 
 
A Gazprom, maior empresa de energia da Rússia, interrompeu no final de abril o fornecimento de gás para a empresa polonesa PGNig, e para a empresa Búlgara Bulgargaz, as duas empresas se recusaram a fazer os pagamentos rublos ao invés de dólares ou euros.  
 
É importante pontuar que, nos últimos dias, Finlândia e Rússia vivem momentos de tensão, já que o governo finlandês planeja publicar um segundo documento propondo que o país se junte com a OTAN. A Rússia é totalmente contra essa medida e diz que pode ocorrer uma mudança radical na política externa do país caso a Finlândia realmente entra na Otan. 


                                               
 

                                                        Foto: Sergei Lavrov, ministro das relações exteriores da Rússia. (reprodução/Evgenia Novozhenina/ REUTERS)


O ministério das relações exteriores da Rússia afirmou que: “A Rússia será forçada a tomar medidas de retaliação, tanto de natureza militar-técnica quanto de outra natureza, a fim de interromper as ameaças à sua segurança nacional que surgem a esse respeito.” 
 
Na quinta-feira (12) o Kremlin disse que a decisão da Finlândia de entrar na Otan é uma ameaça à Rússia. 
 
Segunda feira (16), irá ocorrer uma votação no parlamento finlandês, de acordo com o resultado poderemos saber se a Finlândia irá ou não integrar a Otan. 

Foto destaque: Ministro das relações exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto. Reprodução/Dursun Aydemar/Anadolu Agency

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile