Defesa Civil relata cerca de 44 mil pessoas afetadas por chuvas em Santa Catarina

Marcela Sousa Por Marcela Sousa
3 min de leitura

Em Santa Catarina, cerca de 22 municípios decretaram estado de emergência devido às chuvas que atingiram todo o estado  entre segunda-feira (2) e quinta-feira (5). 

Segundo um relatório disponibilizado pelo Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (GRAC-DCSC), foram registrados 3 óbitos, 2 do município de São Joaquim e 1 de Urubici. Esses óbitos ocorreram devido uma tentativa de atravessamento das áreas alagadas utilizando veículos, que, devido a correnteza, acabaram sendo arrastados. 

Cerca de 121 municípios catarinenses registraram ocorrências devido às chuvas, o estado tem, no total, 295 municípios. 

Ainda de acordo com a nota, cerca de 44 mil pessoas foram afetadas, das quais 7 mil e 100 estão desalojadas enquanto 518 estão desabrigadas. Entre os problemas causados, estão alagamento, deslizamento de terras e quedas de muros e árvores nas ruas.


Resgate de uma família realizado pelos bombeiros. Foto: Reprodução/Mauricio Vieira/Secom/Divulgação


Mais de 2 mil itens de assistência foram enviados para alguns dos municípios afetados.

Diversas cidades tiveram mais que o dobro da chuva esperada para maio, que seria em média de 90 milímetros. A Defesa Civil disse que a maior concentração de chuva ocorreu na região sul do estado. Lá, alguns locais tiveram mais de 312 milímetros.

Os municípios que decretaram situação de emergência foram: Tubarão, Orleans, Forquilhinha, Urubici, Maracajá, Araranguá, São Joaquim, Lages, Laurentino, Alfredo Wagner, Rio Rufino, Taió, Anitápolis, Monte Carlo, Videira, Macieira, Rio das Antas, Tangará, Rio do Oeste, Anitápolis, Alfredo Wagner e Lauro Muller. As cidades de Benedito Novo e São Domingos devem decretar emergência nas próximas horas. 

Em caso de emergência, o morador deve ligar para a Defesa Civil 199 e para os bombeiros 193. 

Algumas recomendações feitas pela Defesa Civil: 

Em casos de ventos fortes e raios: busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Se estiver em local abrigado, fique longe de janelas e desligue aparelhos eletrônicos. Em casa, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro. Na praia, jamais fique na água. 

Risco de deslizamento: inclinação de postes e árvores. Movimento de terra ou rochas próximas a sua casa. Rachaduras em muros ou paredes. 

Em caso de alagamento: evite entrar em contato com a água. Evite dirigir em locais alagados. Evite transitar por pontes submersas. Atenção com crianças próximas a rios e ribeirões. 

Se o mar estiver agitado:evite a navegação e pesca. Evite entrar no mar ou praticar esportes no mar. Evite caminhar ou pedalar na orla, caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.

Foto destaque: Reprodução/Fom Conradi/Estadão

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile