Defesa Civil resgata Pica-pau em Taubaté, SP

3 min de leitura

No dia 16 de agosto, um Pica-pau-de-topete-vermelho foi resgatado pela Defesa Civil em Taubaté. A equipe foi acionada por uma moradora, após o pássaro bater no vidro de uma loja no trecho urbano da Rodovia Oswaldo Cruz(SP-125)

Os profissionais verificaram que o pica-pau não havia sofrido danos graves e, pouco tempo depois, foi solto na natureza.

Também chamado de ‘pica-pau-de-garganta-preta’, a ave apresenta corpo preto marcado por uma listra branca em forma de “v”. A fêmea se destaca pelo alto da cabeça e pescoço escuros e pela faixa branca que percorre desde os olhos até a base do bico, mede de 33 a 38 centímetros e pesa entre 181 e 284 gramas. Alimenta-se de frutas e também gosta de tamborilar e arrancar a casca de árvores mortas a procura de larvas, produzindo um som retumbante que pode ser ouvido a quilômetros de distância.


Pica-pau-de-topete-vermelho se destaca pela faixa branca do pescoço ao bico(Reprodução/G1)


Pássaro típico da América do Sul, ocorre do Panamá à Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil. No Brasil, o animal é encontrado principalmente na região Amazônica, no Nordeste, no Centro-oeste e em algumas regiões remotas do Sul. Eles vivem em em bordas de matas mesófilas, matas de araucária, capoeiras, caatingas, matas secas, restingas, plantações, eucaliptais, palmais, matas de galeria, matas de terra firme e de várzea, cidades e zonas rurais e é bastante territorial, inclusive defendendo os ninhos da invasão de outras espécies de aves, como por exemplo os araçaris. Encontrado aos pares ou em grupos familiares de até 5 indivíduos. Faz seu ninho escavando troncos de árvores mortas ou palmeiras, chocando 2 a 3 ovos branco e brilhantes. 

São reconhecidas três subespécies:

Campephilus melanoleucos melanoleucos – ocorre na América do Sul a leste da Cordilheira dos Andes, da Colômbia até o nordeste da Argentina e no Brasil; também ocorre na Ilha de Trinidad no Caribe;
Campephilus melanoleucos malherbii  – ocorre do oeste do Panamá até a região central da Colômbia;
Campephilus melanoleucos cearae – ocorre no nordeste do Brasil, do estado do Maranhão até o estado da Bahia.

Foto destaque: Pica-pau resgatado pela Defesa Civil em Taubaté: Reprodução/G1

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile