Deputado ucraniano detona granadas em reunião: 26 feridos e um morto

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura

Nesta sexta-feira (15), um deputado ucraniano explodiu três granadas durante uma reunião na prefeitura de Transcarpátia. De acordo com a Polícia Nacional da Ucrânia, são 26 feridos e ao menos uma pessoa morta no atentado.

A sala estava lotada no momento do ato – que alguns já apontaram como terrorista e politicamente motivado. A imprensa ucrâniana já identificou o deputado como Serhii Batryn (embora a polícia ainda não tenha confirmado esse dado), que é aliado do mesmo partido político que Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia.

Um vídeo mostra as ações deliberadas de Batryn, com aviso para cenas fortes. 


<blockquote class=”twitter-tweet” data-media-max-width=”560″><p lang=”pt” dir=”ltr”> Deputado da Ucrânia detona granada em reunião do conselho. Número trágico: 1 morto, 26 feridos. <a href=”https://t.co/wSMZR1fO42″>pic.twitter.com/wSMZR1fO42</a></p>&mdash; World Events (@Eventomund) <a href=”https://twitter.com/Eventomund/status/1735631343470453191?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 15, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Atentado terrorista

O deputado entra na sala, retira duas granadas do bolso, puxa os pinos de cada, e as atira ao chão. As explosões são seguidas de gritos, e fumaça, até que o vídeo é interrompido.

Segundo informações preliminares, uma pessoa, o próprio detonador, morreu na explosão e mais 11 pessoas ficaram feridas,” as autoridades policiais inicialmente anunciaram, mas outra nota foi adicionada dizendo que os médicos estavam realizando medidas de ressuscitação, e corrigindo o número de feridos.

Tudo ocorreu na prefeitura de Keretsky, que é uma pequena cidade da região se localiza no oeste da Ucrânia, na região da Transcarpática. O governador local, Viktor Mikita, confirmou que “todas as vítimas foram imediatamente levadas para centros de saúde,” que o crime no salão de sessões já está sendo investigado, e que uma reunião de emergência do Conselho de Defesa da região foi convocada.


Sala de reunião da prefeitura após deputado explodir granadas

Sala de reunião da prefeitura após deputado explodir granadas. (Foto: reprodução/Polícia Nacional da Ucrânia)


Investigação

O caso já foi encaminhado ao Serviço de Segurança da Ucrânia (SSU), e a imprensa local especula as motivações por trás do atentando. Serhii Batryn é membro da Comissão de Ordem e Lei da Ucrânia, e do partido Servo do Povo.

Atualmente, o jornal Ukrainska Pravda afirma que ele é o autor do ataque, e o veículo Zakarpattia24 disse que Batryn já há tempo brigava com colegas a respeito de um aumento salarial durante a guerra contra a Rússia, e reclamava de outras autoridades locais.

Foto Destaque: Antes e depois da explosão no atentado ucraniano. (Reprodução/X/@Eventomund)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile