Um evento climático de grandes proporções vem impactando a vida de milhares de pessoas desde a noite do último domingo (5), no Peru. Pelo menos 15 pessoas morreram e 12 mil estão desabrigadas após um deslizamento de terra causado por fortes chuvas.
Foto: Devido a fortes chuvas no Peru cerca de 12.000 pessoas estão desabrigadas.. (Reprodução/ o globo)
A tragédia aconteceu na região de Arequipa, no sul do Peru, decorrente de chuvas torrenciais que vem ocorrendo no local desde domingo causando fortes danos a população. Uma das áreas mais afetas pelo forte temporal foi o distrito de Nicolás Valcárcel, na cidade de Camará. Aonde quadro cidades vem sofrendo com a destruição. O deslizamento nesta área interditou três estradas rurais, destruiu um pouco mais de 10 habitações e também afetou um posto de saúde.
Rohel Sánchez, governador da cidade de Arequipa, em entrevista a agência de notícias AFP, informou que pode se elevar o numero de óbitos em decorrência do desastre. Principalmente em regiões onde atuam mineradoras. Segundo ele existe uma grande probabilidade haver pessoas mortas nos túneis de mineração..
Autoridades de Arequipa exigem que o governo central da capital de Lima declare estado de emergência. Solicitam ainda que o exército trabalhe paralelamente disponibilizando profissionais para ajudar no resgate a vítimas, bem como suprimentos e helicópteros para garantir uma melhor assistência à população mais atingida.
A presidência do conselho de ministros ofereceu se para unir forças para assim atender as medidas de emergência e ajudar no que for necessário para o resgate e suporte aos mais atingidos.
Conforme informações divulgadas pelo Ideci, órgão de defesa civil do país, ligado ao Ministério de Defesa peruano. Foram diretamente afetadas pelo temporal aproximadamente 310 pessoas, entre feridos e desaparecidos. Ainda de acordo com o órgão são mais de 108 distritos no sul do Peru, estão sob alerta de risco de deslizamentos. E que Arequipa segue com alerta com risco muito alto.
Foto destaque: Deslizamento em Arequipa, no Peru deixa 15 mortos. (Reprodução /Getty imagens)