No inverno os brasileiros costumam ter o consumo de energia desenfreado para lidar com a baixa temperatura. Banhos que demoram mais que o normal, o uso de aquecedores, fora outros eletrodomésticos. Com isso, a Enel decidiu compartilhar dicas para as pessoas se aquecerem no inverno sem precisar exagerar no consumo de energia.
“É preciso estar atento ao uso correto e eficiente de eletrodomésticos nesta época do ano, principalmente, com o chuveiro elétrico e aquecedores que consomem mais energia”, comenta André Oswaldo dos Santos, diretor de mercado da Enel Distribuição São Paulo.
Consumo de energia: aquecedores e máquinas de secar são os queridinhos da estação, aprenda a usar melhor os equipamentos (Foto: Reprodução/Getty Images/Jesus Hellin/Europa Press)
Os aquecedores chegam a 1 ⁄ 3 do gasto com a eletricidade. Como dica é que não devem deixar o aquecedor ligado por longos períodos. O chuveiro é oque mais consome energia durante o inverno, então como dica é de extrema importância priorizar o mínimo possível no banho, também utilizar o chuveiro no modo morno ou verão, economizando 30% da sua conta de energia.
Também pontuaram outros eletrodomésticos, como a geladeira, evite abrir desnecessariamente e verificar se a borracha da geladeira está completamente selada no equipamento. Máquina de lavar e secar utiliza somente a capacidade máxima para economizar o tempo ligada, usar também o mínimo de sabão para evitar o enxague várias vezes e a secadora somente em caso de necessidade.
A Enel disponibiliza para consumidores interessados o cálculo no seu consumo de energia, através de um simulador on-line é possível calcular a quantidade de energia utilizada por cada cômodo da casa. O consumo consciente é de extrema importância, descobrindo os hábitos domésticos que causam o maior consumo de energia, fica mais fácil economizar.
Foto de destaque: Rede de distribuição elétrica padrão (Foto: Reprodução/Flickr/Oran Viriyincy).