INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Dina Boluarte: Saiba quem é a primeira mulher a assumir a presidência do Peru

Em meio a uma tentativa frustrada de golpe de estado do então presidente do Peru nesta quarta feira (7), o congresso aprovou um pedido de vacância (processo equivalente a um impeachment) contra o presidente Pedro Castilho.


 

Foto: Dina Boluarte em seu primeiro discurso como presidente  Reprodução/ GETTY IMAGENS.


 O então presidente  em um ato desesperado tentou dissolver o parlamento e convocar novas eleições horas antes do congresso debater a abertura de um processo de impeachment contra ele. O atual gestor era acusado pela oposição de suspeita de corrupção e “incapacidade moral” para o cargo. Além de tentar dissolver o congresso ele declarou estado de emergência instaurando um toque de recolher das 22hs às 4hs da manhã.

 Em votação no plenário 101 parlamentares barraram a medida de Castilho e determinaram seu o afastamento da presidência do país. Convocando ainda na quarta a vice presidente, Dina Boluarte, para assumir a presidência. Nesse contexto de crise, Boluarte assumiu o cargo após ser empossada em sessão no plenário. Tornando assim a primeira mulher presidente no Peru permanecendo no cargo até julho de 2026.

Dina Ercillia Boluarte Zegarra, nascida em Apurímac em 1982, tem 60 anos. Advogada formada pela Universidade Privada de San Martín de porres.

Onde também fez mestrado em Direito Notarial e Registral. Iniciou na vida política em 2007, onde trabalhou assessora do órgão de Registro Nacional de identificação e Estado Civil (Reniec) e foi diretora assistente da Ordem dos advogados de lima.

Concorreu em 2018 ao cargo de prefeita pelo partido Peru Libertário na cidade de surquillo, mas não obteve votos necessários ficando em nono lugar na eleição.

Em 2020 participou para novas eleições parlamentares extraordinárias, mas não conquistou o cargo.  Em 2021 em meio a uma polêmica eleição no Peru, candidatou se a vice presidente pela chapa do partido Peru Libre, encabeçada por Pedro Castilho, na qual saiu vitoriosa no segundo turno. Em julho do mesmo ano ela foi empossada Ministra do desenvolvimento e Inclusão Social, renunciando em 25 de novembro de 2022, após a nomeação de Betssy Chávez como presidente do conselho de ministros.

Após ser empossada como presidente Boluarte em seu discurso anunciou que uma das primeiras medidas é fortalecer o combate à corrupção no país e pediu ajuda ao Ministério Público Federal para enfrentar instituições corruptas. Convocando também as forças políticas representadas ou não no congresso para conversar e entrar em diálogo, pedindo uma trégua para se instalar um governo de instabilidade nacional.

Foto destaque: Dina Boluarte assumiu o cargo após ser empossada em sessão no plenário.   REPRODUÇÃO/GETTY IMAGENS.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...