Memorandos que foram encontrados em arquivos do juiz John Paul Stevens, já falecido, mostraram que a juíza Sandra Day O’Connor forneceu a estrutura inicial que orientou o resultado da disputa eleitoral à presidência em 2000 e que garantiu que a vitória de George W. Bush sobre o seu adversário, Al Gore na Casa Branca, aconteceria. Os documentos apontam que houve influência por parte da magistrada da Suprema Corte americana. Ela influenciou na decisão que interrompeu a recontagem de votos na Flórida, o que consolidou a vitória de George Bush. Os documentos foram divulgados pela Suprema Corte na terça-feira (2).
George W. Bush. (Foto: Reprodução/Freepik)
Os documentos ofereceram ainda uma visão inédita das negociações nos bastidores de Bush vs Gore no tribunal. Mostram toda a tensão entre os nove ministros chamados para decidir uma eleição à presidência em um prazo curto. A eleição de 2000 foi marcada pela controvérsia envolvendo a concessão dos 25 votos do Colégio Eleitoral da Flórida para Bush e a interrupção da contagem dos votos no estado.
Os memorandos encontrados no arquivo do juiz falecido, apontam uma parceria entre O’Connor e o também juiz Anthony Kennedy. Dessa forma, os dois juízes tiveram uma influência significativa na opinião da Suprema Corte, que deu sustentação à interrupção das recontagens de votos na Flórida por 5 a 4. A última contagem realizada no estado atestava a vitória de George Bush por 537 votos, uma margem minúscula de 0,009%. A eleição de 2000 foi a primeira desde 1888 em que o presidente eleito, vencedor no Colégio Eleitoral, não recebeu a pluralidade do voto popular.
Até hoje, a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que influenciou a eleição de 2000 é motivo de polêmica. De acordo com a CNN, alguns dos juízes que votaram contra o julgamento falaram que a decisão poderia piorar ainda mais a credibilidade da Corte em um país dividido. Já aposentada, Sandra Day O’Connor disse ao jornal Chicago Tribune, no ano de 2013, que não tinha certeza se a Suprema Corte deveria ter intervido na situação eleitoral da Flórida. “Provavelmente a Suprema Corte aumentou o problema no final do dia”, disse ela em entrevista ao Chicago Tribune.
Foto Destaque: George Bush. Reprodução/Freepik