INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Dois equipamentos com material radioativo Césio-137 são furtados em Mineradora em Minas Gerais

A equipe Nacional de Energia Nuclear (CNEN),junto ao governo federal, irá apurar e acompanhar o desaparecimento de dois equipamentos de material radioativo Césio-137 na Mineradora AMG em Nazareno no estado de Minas Gerais. De acordo com a CNEN apesar das fontes serem de Césio-137,elas poucas chances de acidente radiológico.

Segundo a assessoria de imprensa da mineradora AMG, o roubo foi notificado dia 29 de Junho e a Polícia Civil  junto com equipe de fiscais também foram informados do ocorrido. Para esclarecer o ocorrido a empresa e tranquilizar os moradores da região “Lamentamos a situação e nossa preocupação é manter a segurança para nossa comunidade e vamos resolver o mais rápido possível e preservar o bem-estar de todos”

As fontes de Césio 137 tem duas camadas de blindadas de aço inoxidável e com revestimento cerâmico, o risco de algum vazamento de material radioativo dentro da classificação é 5 (conforme a Escala Internacional de Acidentes Nucleares que pode chegar até 7) sendo assim o risco de considerada baixo de acordo com a mineradora. As fontes são utilizadas em medidores de polpa, e não causam riscos com o manuseio correto. Porém é de exterma importância continuar as buscas para prevenir e evitar que seja exposto de forma que possa causar danos para a população e meio ambiente.


Equipamento com fonte de Césio-137 desaparecido em unidade da mineradora AMG, em Minas Gerais.

Foto Reprodução: Medidor densidade equipamento furtado em Mineradora  AMG (MG)- Fonte: AMG Brasil


Na década de 80 na cidade de Goiânia mais de 100 pessoas foram contaminadas e mortas e outra parte da população foi afetada por conta de material radioativo Césio-137,o equipamento foi roubado dentro do terreno do Instituto por catadores em um terreno, e venderam na época para um ferro velho que abriu a cápsula e mostrou para amigos familiares a luz azul que estava dentro e contaminando toda a comunidade da região. O Estado de Goiás foi condenado a pagar indenização ass vítimas do acidente.

Foto de Capa: Furto equipamento Césio-137 / Fonte: CNN

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...