Dois equipamentos com material radioativo Césio-137 são furtados em Mineradora em Minas Gerais

2 min de leitura

A equipe Nacional de Energia Nuclear (CNEN),junto ao governo federal, irá apurar e acompanhar o desaparecimento de dois equipamentos de material radioativo Césio-137 na Mineradora AMG em Nazareno no estado de Minas Gerais. De acordo com a CNEN apesar das fontes serem de Césio-137,elas poucas chances de acidente radiológico.

Segundo a assessoria de imprensa da mineradora AMG, o roubo foi notificado dia 29 de Junho e a Polícia Civil  junto com equipe de fiscais também foram informados do ocorrido. Para esclarecer o ocorrido a empresa e tranquilizar os moradores da região “Lamentamos a situação e nossa preocupação é manter a segurança para nossa comunidade e vamos resolver o mais rápido possível e preservar o bem-estar de todos”

As fontes de Césio 137 tem duas camadas de blindadas de aço inoxidável e com revestimento cerâmico, o risco de algum vazamento de material radioativo dentro da classificação é 5 (conforme a Escala Internacional de Acidentes Nucleares que pode chegar até 7) sendo assim o risco de considerada baixo de acordo com a mineradora. As fontes são utilizadas em medidores de polpa, e não causam riscos com o manuseio correto. Porém é de exterma importância continuar as buscas para prevenir e evitar que seja exposto de forma que possa causar danos para a população e meio ambiente.


Equipamento com fonte de Césio-137 desaparecido em unidade da mineradora AMG, em Minas Gerais.

Foto Reprodução: Medidor densidade equipamento furtado em Mineradora  AMG (MG)- Fonte: AMG Brasil


Na década de 80 na cidade de Goiânia mais de 100 pessoas foram contaminadas e mortas e outra parte da população foi afetada por conta de material radioativo Césio-137,o equipamento foi roubado dentro do terreno do Instituto por catadores em um terreno, e venderam na época para um ferro velho que abriu a cápsula e mostrou para amigos familiares a luz azul que estava dentro e contaminando toda a comunidade da região. O Estado de Goiás foi condenado a pagar indenização ass vítimas do acidente.

Foto de Capa: Furto equipamento Césio-137 / Fonte: CNN

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile