Dois novos minerais são descobertos em nono meteorito já encontrado na Terra

Juliana Gomes Por Juliana Gomes
3 min de leitura

Dois minerais inéditos em um meteorito de 15 toneladas, o nono maior já encontrada na Terra, foram encontrados por pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá. Minerais similares e criados sinteticamente em laboratório nos anos 80 ajudaram na rápida identificação dos novos minerais jamais vistos até então na natureza.

De acordo com o geólogo e professor da universidade, Chris Herd, algumas partes não eram identificáveis por microscópio durante a analise de uma amostra de 70 gramas da rocha espacial. Em comunicado, ele afirmou a descoberta ser fenomenal, “Na maioria das vezes, dá muito mais trabalho do que isso dizer que há um novo mineral”.


Observatório registra queda de meteorito na Somália, em 2020 (Reprodução/G1)


Em homenagem ao “El Ali”, meteoro gigante que originou os minerais, e à pesquisadora Lindy Elkins-Tanton, investigadora principal da futura missão Psyche, da Agência Espacial Americana (Nasa), eles foram chamados de “elaliita” e “elkinstantonita”. Os novos minerais são formados de fosfato de ferro e foram aprovados pela Associação Internacional de Mineralogia em novembro deste ano, segundo especialistas. 

O professor disse que faz sentido nomear um mineral com o nome de Lindy e reconhecer as contribuições dela na ciência. “Lindy trabalhou muito sobre como os núcleos dos planetas se formam, como esses núcleos de ferro-níquel se formam, e o análogo mais próximo que temos são os meteoritos de ferro”, esclareceu.

Sempre que você encontra um novo mineral, isso significa que as condições geológicas reais, a química da rocha, era diferente do que foi encontrado antes”, explicou, Herd. Os pesquisadores ainda estão analisando os novos minerais para descobrir o que eles podem apontar sobre as condições originárias do meteorito. Também existe a possibilidade de encontrarem um terceiro mineral na rocha. 

O professor também esclareceu que, sempre que há um novo material conhecido, “os cientistas de materiais também se interessam por causa dos usos potenciais em uma ampla gama de coisas na sociedade”. 

O meteorito “El Ali” foi encontrado na cidade com o mesmo nome, na Somália, em 2020, pesando 15 toneladas. Herd havia recebido amostras da rocha espacial para poder a classificar.

 

Foto destaque: Amostra de meteorito El Ali. Reprodução/G1

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile