Eclipse solar anular deste sábado pode causar problemas na visão

Camilla Oliveira Por Camilla Oliveira
3 min de leitura

Despertando a curiosidade e a atenção de muitos amantes de astronomia, o eclipse é um fenômeno muito aguardado pela sua beleza extraordinária, contudo, assim como a emoção, o evento também pode acarretar em problemas na visão de quem olha diretamente para o Sol, sem nenhum tipo de proteção.

Nasa alerta sobre olhar para o Sol

A National Aeronautics and Space Administration (NASA) alertou sobre o fato de que nunca é seguro olhar diretamente para o astro, principalmente para acompanhar um fenômeno astronômico deste tipo sem a utilização do equipamento de proteção adequada.


Eclipe solar anular (Foto: Reprodução/OlharDigital)


O eclipse solar anular ocorre quando a Lua, à uma distância longínqua do planeta Terra passa em frente ao Sol, mas não o cobre totalmente, formando um “anel de fogo” entorno do satélite natural.

Eventos deste tipo podem ocasionar em um escurecimento repentino durante o dia, que poderá ser visto com mais facilidade nas regiões Norte e Nordeste do país, no entanto, ainda não é recomendado a visualização do fenômeno sem a preservação da vista.

Falta de proteção pode causar cegueira

De acordo com o médico Vinicius Kniggendorf, especialista em retina e vítreo do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), em entrevista exclusiva à revista Metrópoles, revelou que a falta da ferramenta adequada pode causar lesões oculares graves.

Segundo o médico, as queimaduras na região da visão podem ser ocasionadas pela lesão de fototoxicidade, causadas pela exposição à luz. A lesão prejudica os fotorreceptores, o que pode gerar manchas, distorções e perda da visão central. Em alguns casos mais graves, essa exposição pode levar à cegueira.

“Ao olhar diretamente para o Sol, esse risco aumenta. A lesão pode ser leve ou grave e, muitas vezes, irreversível, causando baixa da acuidade visual, manchas ou tortuosidades na visão”, explicou.

A maneira mais segura de acompanhar um eclipse é utilizando óculos de proteção com filtro especializado para este tipo de fenômeno, além de observar pelo reflexo do sol. A utilização de chapas de raio-x, celulares e óculos escuros é contra indicado para esses tipos de eventos por não possuírem a proteção adequada.

 

Foto destaque: Eclipse solar lunar pode causa cegueira em casos graves. Reprodução/MSN

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile