Eduardo Paes flexibiliza regras contra o Covid, mas mantém obrigatoriedade em locais fechados

Lu Mello Por Lu Mello
4 min de leitura

As medidas contra a Covid-19 são flexibilizadas no Rio,mas o prefeito Eduardo Paes (PSD) mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e também nos transportes públicos. Todas as outras regras contra a doença foram suspensas.

 

De acordo com o decreto que foi publicado nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial, o prefeito revogou as medidas restritivas estipuladas em decretos anteriores junto às do estado. O decreto determina que os cariocas usem máscaras em lugares fechados, o passaporte da vacina será obrigatório a esses lugares.


 

Decreto publicado no Diário Oficial mantendo a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados.(Foto:Divulgação /Diário Oficial)


Antes desse decreto havia limite para ocupação de restaurantes, estádios, pistas de dança, além de se manter o distanciamento nesses locais e também não havia restrições em relação ao ar condicionado nos transportes que também foram liberadas;”Tá tudo liberado, pode ligar o ar!

 

O prefeito Eduardo Paes  aproveitou a oportunidade para anunciar o encontro da Assembleia de Deus de Madureira no Parque Madureira, às 14h de segunda-feira (15) será o primeiro evento público que não precisará do passaporte da vacina:”Na segunda-feira, dia 15, nós vamos fazer o primeiro evento público oficial de celebração deste momento. Não será nem o réveillon e nem o carnaval. O querido amigo, bispo Abner Ferreira, da igreja Assembleia de Deus de Madureira, vai realizar um grande encontro no Parque Madureira a partir das 14h, celebrando a vida com gratidão a Deus, até as 17h.


Prefeito Eduardo Paes(PSD) em coletva de imprensa(Foto: Reprodução/Andre Melo Andrade/Estadão)


Paes ressaltou que estaria sendo mais restritivo que a própria ciência, que manter o uso de máscara em locais fechados faz com que as pessoas não esqueçam que o vírus ainda está em circulação:“É uma medida tomada muito mais de um ponto de vista pedagógico, educativo, do que científico. Se fossemos seguir a ciência hoje, estaríamos liberando completamente a utilização de máscaras em espaços fechados.

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Covid-19-75-dos-brasileiros-sentem-seguranca-com-o-avanco-da-vacinacao-diz-estudo

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Wesley-Safadao-Thyane-Dantas-e-a-promotora-Sabrina-Tavares-podem-ser-indiciados-ate-13-anos-de-prisao

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Malala-anuncia-casamento-reservado-e-surpreende-seguidores

 

A cidade do Rio de Janeiro possui 72,9% da população totalmente vacinada de acordo com o Painel Covid da Prefeitura do Rio, a meta era ter 75% dos cariocas totalmente vacinados para que se liberasse totalmente o uso de máscaras. Desde o dia 28 de outubro já havia uma resolução da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro  que permitia a não obrigatoriedade de máscara em locais abertos. 

Paes publicamente pediu ao Ministério Público que ampliasse a dose de reforço:“Entendemos que seria interessante o Ministério da Saúde avançar na terceira dose para pessoas até 30 anos de idade. Para que a gente possa chegar ao réveillon com as pessoas de 50 ou 45 anos vacinadas, enfim, no verão, em fevereiro, março, com as pessoas até 30 anos recebendo a terceira dose. Este é um pleito que a cidade do Rio de Janeiro faz.

Foto Destaque: População carioca com máscaras.Reprodução/Anadolu Argengy/Getty Images

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile