Egito autoriza a passagem de 20 caminhões com mantimentos por Rafah

Malu Corecha Por Malu Corecha
3 min de leitura

O Egito permitiu, em acordo com os Estados Unidos, a entrada de 20 caminhões de ajuda humanitária que estão localizados na passagem de Rafah, fronteira do país com Gaza. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (18) pelo presidente estadunidense no seu retorno aos Estados Unidos após sua visita a Israel, que também informou que o acordo foi firmado via telefone com Abdul al-Sisi, presidente do Egito.

A decisão foi tomada após a rápida passagem de Joe Biden por Tel-Aviv, onde ambos os governos concordaram em liberar a entrada de mantimentos básicos na Faixa de Gaza, como alimentos, água e remédios, porém os caminhões só devem conseguir entrar a partir de sexta-feira e não há a garantia de que os terroristas do grupo armado Hamas autorizem a entrada de ajuda humanitária ou não tentem saquear a carga.


Equipes de socorro trabalham em meio à escombros em

Socorristas trabalham em meio a destroços causados por míssil na Faixa de Gaza (Foto: reprodução/Said Khatib/AFP)


Crise humanitária

Nesta quinta-feira (19), a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou a iminência de uma crise humanitária na região de Gaza. Segundo cálculos da organização, seriam necessários 100 caminhões por dia para suprir a necessidade dos cerca de 2,4 milhões de moradores da região. Além da falta de suprimentos, a Faixa de Gaza se encontra completamente sem energia elétrica desde a quarta-feira da última semana (11), quando o estoque de combustível da central elétrica de Gaza se esgotou.

Hospitais se encontram em crise com o fim de combustível de seus geradores. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, conhecido por sua neutralidade em conflitos e apoio às vítimas de todos os lados afetados afirmou em comunicado que “Sem eletricidade, os hospitais correm o risco de se tornarem necrotérios“.

Além do apelo para a entrada de mantimentos, as Nações Unidas pediram cerca de US$ 300 milhões para poder agir na região com os cerca de 15 mil voluntários da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA).


Explosão em Gaza

Explosão em Gaza após retaliação do governo de Israel (Foto: reprodução/Aris Messinis/AFP)


Concessão egípcia

Biden reconhece o esforço do governo egípcio ao autorizar a entrada dos caminhões em território palestino. O presidente diz que a complacência do líder egípcio o faz merecer alguns créditos. Até o momento, os portões de Rafah se mantiveram fechados por reticências do país sobre a possibilidade de entrada de terroristas do Hamas em território egípcio. 

Foto destaque: Caminhões esperam entrada no lado egípcio dos portões de Rafah. Foto/ Reprodução/Stringer/Reuters

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile