Neste domingo (30/10), Luiz Inácio Lula da Silva vence a disputa presidencial e torna-se o novo presidente da república, derrotando Jair Bolsonaro, candidato e ex-presidente.
Lula após votar. Foto: Mariana Greif
A posse de Lula ocorre no dia 1 de janeiro e contará com a presença do presidente e vice-presidente eleitos. A cerimônia acompanha oito etapas, sendo essas:
A Catedral– Consiste na condução do novo presidente ao Rolls Royce Presidencial, e então o desfile até o Congresso Nacional.
Compromisso Constitucional- Juramento feito pelos novos mandatários, que devem prestar o compromisso de: Manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.
Após juramento e as assinaturas realizados, é executado o Hino Nacional pela primeira vez, seguido do discurso de posse, a segunda vez é tocado na saída do Congresso Nacional, acompanhado de 21 salvas de tiros da Bateria Histórica Caiena.
Passagem da faixa presidencial– Os mandatários são recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na rampa de entrada e enfim ocorre a passagem da faixa para o presidente eleito; nesta etapa o Hino Nacional é tocado pela terceira vez.
Discurso à Nação– É o discurso feito pelo presidente, mas diferente do que é feito na posse, já que consiste em mensagem mais rápida e informal para o povo.
Despedida do ex-presidente– O ex presidente desce a rampa de entrada do Palácio do Planalto e entra em carro oficial que o encaminha para sua casa.
Nomeações– O presidente vai até o Salão Nobre do Palácio do Planalto e dá posse ao gabinete.
Missões Estrangeiras– Recepção dos chefes de Estado e suas delegações.
Recepção– Coquetel no Palácio do Itamaraty para convidados do presidente, sejam esses familiares ou membros do governo.
Foto em Destaque: Presidente Lula para campanha presidencial. Foto: Reprodução/Cut.