INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Eleições 2022: Resultados do primeiro turno para governador do Rio de Janeiro e São Paulo

As eleições de 2022 aconteceram neste domingo (2), cinco cargos estavam na disputa, para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. No Rio de Janeiro, o atual governador Cláudio Castro (PL) foi reeleito no primeiro turno com 58% dos votos. No estado de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT), vão disputar o governo no segundo turno.

Com 92% das urnas apuradas, o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro recebeu 4.664.248 contra seu adversário direto, Marcelo Freixo (PSB) que teve 2.210.416 dos votos, ou seja, 27,63% dos votos válidos. O candidato Tarcísio teve 9.178.828 votos, o que representa 42,69% dos votos válidos, seguido do petista que conquistou 7.643.407 dos votos, o que representa 35,46%.


Fernando Haddad e Tarcisio de Freitas disputam no segundo turno

(Foto: Reprodução/Andre Ribeiro/Futura Press)


Também estavam na disputa para governador do Rio: Paulo Ganime (Novo), Rodrigo Neves (PDT), Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB), Juliete (UP), Luiz Eugênio (PCO) e Wilson Witzel (PMB). No estado de São Paulo fora da disputa ficaram os candidatos Altino (PSTU), Antonio Jorge (DC), Carol Vigliar (UP), Edson Dorta (PCO), Elvis Cezar (PDT), Gabriel Colombo (PCB), Rodrigo Garcia (PSDB) e Vinicius Poit (Novo).

Cláudio castro

O governador reeleito do Rio de Janeiro nasceu em Santos, no estado de São Paulo, e tem 43 anos. É advogado, músico, compositor e já coordenou o Ministério da Fé e Política da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Entrou para a política em 2004 como chefe de gabinete do vereador Márcio Pacheco e ingressou na Alerj como chefe de gabinete até 2016. Assumiu o governo em 2021 depois do impeachment de Witzel. Estava na sua segunda disputa pelo governo do estado, sendo o primeiro como vice-governador na chapa de Wilson Witzel (PSC). Durante seu mandato apoiou pautas conservadoras e adoção de medidas para a segurança pública.

Tarcísio de Freitas

Tarcísio Gomes de Freitas, 47 anos, filiado ao partido Republicanos. Foi ministro da infraestrutura no governo Jair Bolsonaro, diretor-executivo e diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante o governo Dilma Rousseff.

Já serviu na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti. É bacharel em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras e tem MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas

Haddad

Fernando Haddad, 55 anos, é ex-ministro da educação da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ex-prefeito de São Paulo, candidatou-se à presidência da república em 2018, quando foi a segundo turno. Perdendo para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é Professor universitário, doutor em filosofia, mestre em economia e bacharel em direito pela universidade de São Paulo.

Foto destaque: Reeleito governador do Rio Cláudio Castro. Reprodução/Site

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.