INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Eleições: Veja as permissões e proibições no dia da votação

Com o dia das eleições cada vez mais próximo, surgem muitas dúvidas por parte dos eleitores brasileiros, como, por exemplo, as questões do que é e do que não é permitido levar ou fazer no dia 2 de outubro, o dia do primeiro turno das eleições. Por isso separamos algumas dúvidas e as regras que constam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Imagem de um título de eleitor (Foto: Reprodução/Twitter)


Celular

Como divulgado nas últimas semanas e a causa de muitas polêmicas, a nova regra para as eleições de 2022 é de que não será permitido portar um celular durante a votação, mais especificamente, na cabine de votação, caso você leve o seu smartphone, ele deverá ser entregue aos mesários da seção eleitoral.

Vestimentas

Uma das grandes dúvidas quanto a vestimenta adequada é se será possível trajar bermuda e chinelo, e a resposta é sim, será permitido entrar na votação com essas roupas. A única proibição é para trajes de banho, como maiô, biquíni ou sunga, além de ser proíbido entrar sem camisa na zona eleitoral.

Manifestações políticas

As manifestações políticas são permitidas desde que sejam de forma “silenciosa”, ou seja, cada cidadão poderá portar bandeiras, broches, adesivos ou qualquer outro meio que manifeste suas convicções político-ideológicas, porém, é proibido promover aglomerações com pessoas uniformizadas ou portar qualquer tipo de alusão à partidos, candidatos, coligações ou federações. 

Colinha

A famosa “colinha eleitoral” é permitida e incentivada pelo TSE, você pode anotar os números e nomes dos candidatos em uma folha e levar no dia da votação.

Lembrando que neste primeiro turno (2/10), os candidatos a serem votados são deputado federal, 4 dígitos, deputado estadual, 5 dígitos, senador, 3 dígitos, governador, 2 dígitos, e presidente, 2 dígitos, na respectiva ordem. E vale ressaltar também que o voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, já pessoas que tenham entre 16 e 18 anos ou que possuam mais de 70 anos o voto é facultativo, e lembre-se de portar documento com foto e título de eleitor no dia da votação.

Foto Destaque: Imagem de uma urna eletrônica de votação. Reprodução/ Twitter

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − treze =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...