Eleito presidente no 2 turno, Lula faz o primeiro discurso: “É hora de restabelecer a paz”

5 min de leitura

Eleito hoje pelo segundo turno, Lula Luiz Inácio da Silva (PT) é o novo presidente do Brasil. Na noite deste domingo, 31 de outubro, o atual presidente da república fez o primeiro discurso em comemoração à vitória com apoiadores em São Paulo. A vitória de Lula foi confirmada pelo TSE quando 98% das urnas estavam apuradas às 19:57h da noite, com  50,83% dos votos contra 49,17% do agora ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que se despede do cargo em 2022.    

No discurso Lula destaca que irá governar para todos brasileiros, não só para os que votaram nele: “Meus amigos e minhas amigas. A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis, somos um único país, um único povo, uma grande nação.” 

Durante o discurso Lula defendeu a união dos brasileiros: “Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé que com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E a gente possa inclusive restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos, e o Brasil.”


Lula no primeiro discurso como presidente eleito com apoiadores em SP (Vídeo: Reprodução/Youtube CNN Brasil)


Complementou dizendo que não quer um país cheio de guerras e que o ódio foi criminalizado no Brasil: “Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé que com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E a gente possa inclusive restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos, e o Brasil.”

Lula ressaltou que o combate a miséria será o primeiro compromisso do seu mandato: ”Nosso compromisso mais urgente é acabar outra vez com a fome. Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer, ou que consumam menos calorias e proteínas do que o necessário.”

“Se somos o terceiro maior produtor mundial de alimentos e o primeiro de proteína animal, se temos tecnologia e uma imensidão de terras agricultáveis, se somos capazes de exportar para o mundo inteiro, temos o dever de garantir que todo brasileiro possa tomar café da manhã, almoçar e jantar todos os dias”, avalia Lula.

No prosseguimento do seu discurso Lula disse que vai dar continuidade no programa Minha Casa e Minha Vida: “Não podemos aceitar como normal que famílias inteiras sejam obrigadas a dormir nas ruas, expostas ao frio, à chuva e à violência. Por isso, vamos retomar o Minha Casa Minha Vida, com prioridade para as famílias de baixa renda, e trazer de volta os programas de inclusão que tiraram 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza.” No governo Bolsonaro o projeto foi substituído pela Casa Verde e Amarela com outro formato. 

No discurso Lula anunciou medidas protetivas para Amazônia com o desmatamento zero: “O Brasil e o planeta precisam de uma Amazônia viva. Uma árvore em pé vale mais do que toneladas de madeira extraídas ilegalmente por aqueles que pensam apenas no lucro fácil, às custas da deterioração da vida na Terra.”

Lula disse também que pretende reconquistar a credibilidade do Brasil no mundo: ”reconquistar a credibilidade, a previsibilidade e a estabilidade do país, para que os investidores – nacionais e estrangeiros – retomam a confiança no Brasil.”

Com 60 milhões de votos Lula deve ocupar o posto de novo presidente da república do Brasil em 2023.

 

Foto Destaque: Lula durante o primeiro discurso com apoiadores em SP. Reprodução/Ricardo Stuckert/Divulgação/Site do PT

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile