Conforme anúncio de Bela Megale, colunista do jornal “O Globo”, o Brasil será o anfitrião do G20, uma notícia muito comemorada por Eduardo Paes e Cláudio Castro, respectivamente, prefeito e governador do Rio de Janeiro, onde será o encontro.
A previsão é para novembro, vai reunir as 20 maiores economias do mundo, também 10 nações convidadas. Em 2021 o encontro foi em Roma, na Itália e em 2022 o encontro foi em Bali, na Indonésia.
Devido a uma série de crises econômicas no ano de 1990, em 1999 foi criado o Grupo dos 20, conhecido como G20, a intenção era de reunir líderes para discutir os desafios econômicos, políticos e de saúde.
G20 funciona como um fórum de diálogo que engloba as principais economias do mundo, apoia o crescimento e o desenvolvimento mundial através do fortalecimento da arquitetura financeira internacional e por oportunidades de diálogo sobre políticas nacionais.
(Símbolo da 18ª Reunião do G20 na Índia/Reprodução:https://www.wikiwand.com)
Abrange ministros da Economia, presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e também da União Europeia. Engloba 80% de todo do Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, 75% do comércio mundial e 60% da população.
São integrantes os seguintes Países:
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coréia do Sul
- Estados Unidos
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- Turquia
- União Europeia
Apesar do nome constar G20, são 19 países e um bloco econômico, a União Europeia, é uma organização internacional com as maiores economias do mundo. A união Europeia representa 27 países, mas nem todos participam, como por exemplo a Noruega e Suíça.
“Estamos de volta! Valeu, presidente Lula! Rio!” tuitou do prefeito, Eduardo Paes (PSD)
“Tudo isso está sendo possível graças aos esforços e empenho que estamos tendo em promover o Rio de Janeiro para o mundo. Esse encontro é um marco para a nossa história”, comemorou o governador Cláudio Castro (PL)
Em dezembro, a presidência rotativa do G20 será do Brasil, antes era ocupada pela Índia.
Foto destaque: Líderes mundiais jogam moeda da sorte na Fontana de Trevi, na Itália, no G20 de 2021 — Foto: Divulgação/G20 Italy