Em entrevista, Lula admite cogitar reeleição em caso de “situação delicada” no país

Michel Antunes Por Michel Antunes
3 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu em uma entrevista à “RedeTV!” nesta quinta-feira (2), sua alta probabilidade para a concorrência à reeleição em 2026 caso o país se encontre em “uma situação delicada” e se ele se sentir com a “saúde perfeita”.

Sabemos que a vida política pode acarretar muito stress e preocupações exacerbadas para a cabeça de qualquer pessoa do meio. Apenas imagine como seria se você tivesse o poder de tomar as decisões para uma nação inteira, provavelmente você teria boas horas de discussão consigo próprio para solucionar todos os problemas nacionais na sua mesa. Sem uma saúde boa, este serviço torna-se impossível, ainda mais em uma idade avançada. Lula, este ano completará 77 anos.

Mesmo abrindo esta brecha, o presidente complementou que precisa “aproveitar a vida” e que, neste momento, não pensa em ser candidato.

“Veja, se eu puder afirmar para você agora, eu falo: ‘Não serei candidato em 2026’. Vou estar com 81 anos de idade, sabe. Preciso aproveitar um pouco a minha vida, porque eu tenho 50 anos de vida política. Isso é o que eu posso te dizer agora, sabe. Agora, se chegar em um momento, tiver uma situação delicada e eu estiver com a saúde, porque eu só posso ser candidato se eu estiver com a saúde perfeita, mas saúde perfeita com 81 de idade, energia de 40 e tesão de 30”, disse Lula.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”> &quot;Este cidadão preparou o golpe. Hoje eu tenho consciência e vou dizer aqui em alto e bom som. Eu tenho certeza que Bolsonaro participou ativamente disso&quot;, diz Presidente Lula sobre atos golpistas de 8/1<br><br>Íntegra da entrevista às 23h15, na RedeTV!<a href=”https://t.co/ErT7x94Hhy”>pic.twitter.com/ErT7x94Hhy</a></p>&mdash; Central da Política (@centralpolitcs) <a href=”https://twitter.com/centralpolitcs/status/1621254387011129348?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 2, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Lula acusa Bolsonaro de ter envolvimento com os atos terroristas em 8 de janeiro. (Foto: Reprodução/Twitter)


Durante a campanha eleitoral, o petista manteve as declarações descartando a possibilidade de reeleição do futuro mandato.

“Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população”.

À época, o então candidato à Presidência da República reforçava em suas redes sociais, pouco tempo antes do 2° turno, a promessa de não buscar mais 4 anos de reeleição com o cargo que disputava.

Políticos costumam não manter suas palavras de acordo com o povo e a história da política no Brasil. Em 2022, um dos debates levantados ao longo do ano foi sobre a problemática de um governo duradouro além do ponto e de como era vital e importante a troca de poder no país.

 

Foto Destaque: Presidente Lula. Reprodução/Poder360

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile