Em meio a cenário político violento, PF abre 3º inquérito para investigar ameaças a Lula

Maria Luiza da Silva Por Maria Luiza da Silva
3 min de leitura

No dia de hoje (quarta-feira, 26/10), a Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar ameaça de morte enviada ao candidato Lula via e-mail, o pedido de abertura foi realizado pelo delegado Andrei Rodrigues, coordenador da segurança da campanha do petista.

O e-mail foi recebido logo após os resultados do primeiro turno da corrida pelo lugar no Palácio do Planalto, na segunda-feira (03/10), seu conteúdo afirmava que alguém esperaria o ex-presidente no Instituto Lula, em São Paulo, para assassiná-lo com 8 tiros de revólver 347.

Esse inquérito se soma a mais dois abertos pela PF para averiguar ameaças feitas a Lula. O primeiro encontra- se em Santa Catarina, onde Luiz Henrique Crestani, empresário bolsonarista, fez uso de suas redes sociais para divulgar vídeo fazendo tiro ao alvo com imagem de Luiz Inácio. Já o segundo inquérito se trata da investigação da postura do empresário José Sabatini, também apoiador do atual presidente, que apareceu em vídeo lambendo o cano de uma arma, este já foi investigado em 2021 após divulgação de imagens e vídeos ameaçando o petista. 


Candidato Lula durante sua campanha. (Foto: Reprodução/PT)


O atual inquérito está em São Paulo e será apurado pela Superintendência da Polícia Federal do estado.  

O panorama das eleições 2022 tem sido fortemente marcado pela divisão entre esquerda e direita, a disputa tem ultrapassado os limites das urnas e chegado até as ruas, construindo um cenário violento e perigoso, para qualquer um dos dois lados. Segundo pesquisas, os índices de casos de violência política e eleitoral neste ano chegaram a uma média de um caso a cada 26 horas e antes mesmo do período eleitoral já haviam registrados cerca de 247 casos. 

A maior parte dos registros são ameaças, ofensas, agressões, focadas principalmente em figuras públicas ligadas aos candidatos, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vimos do assassinato de Marcelo Arruda ao apedrejamento em apartamento com bandeira do partido de um dos presidenciáveis até o atentado a Paulo Guedes ou ainda o caso do homem morto com golpes de faca e machado em Mato Grosso. Tudo por motivação política.

 

Foto Destaque: PF abre terceiro inquérito para averiguar ameaças ao ex-presidente Lula. Reprodução/Veja

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile