O presidente da China Xi Jinping, desembarcou nesta segunda-feira (20) em Moscou, onde vai ficar durante dois dias. Reuniões com chefes de estado e líderes do governo, incluindo o presidente Vladimir Putin acontecerão. Esse encontro acontece em meio a forte crise das duas potências mundiais (China e Rússia), com o Ocidente.
O principal motivo da viagem e encontro com Putin é que Xi Jinping quer fortalecer a relação entre China e Rússia e discutir e articular um plano de paz para a guerra com a Ucrânia. “Neutralizar as consequências do conflito e promover um acordo político” disse Xi Jinping a uma Mídia estatal russa
Xi jinping em encontro com Putin na Rússia (Reprodução/Kremlin.ru)
Esta é a primeira vez que o líder chinês vai à Rússia desde o início da guerra com a Ucrânia em 24 de fevereiro. Vale ressaltar que Putin foi condenado por crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, ou seja, em teoria ele pode ser preso caso vá a algum país que reconheça este tratado internacional como legítimo, porém as chances de isso de fato acontecer são mínimas.
O Kremlin colocou a questão como”sem sentido”.
“As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm nenhum significado para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”, disse Maria Zakharova, representante oficial do Ministério de Relações Exteriores da Rússia
“A Rússia não é parte do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional e não tem nenhuma obrigação com ele. A Rússia não coopera com este órgão, e possíveis ‘receitas’ para prisão vindas do Tribunal Internacional serão legalmente nulas e sem efeito para nós”, afirmou.
A primeira reunião entre e Putin e Xi Jinping já aconteceu, o Chinês diz em valorizar laços entre os dois países
“É verdade que nossos dois países compartilham os mesmos objetivos, alguns semelhantes. Temos feito esforços para a prosperidade de nossos respectivos países, podemos cooperar e trabalhar juntos para alcançar nossos objetivos”, disse Xi Jinping
“Estou muito feliz por poder visitar a Rússia novamente, a seu convite. E a Rússia é o primeiro país que visitei após minha reeleição como presidente da China”, declarou o presidente chinês a Putin.
Xi Jinping em reuniao informal com Vladimir Putin (Reprodução/Kremlin.ru)
Há duas décadas no poder e visando a reeleição em 2024, Putin recebe apoio de Xi Jinping.
“Sei que a eleição presidencial da Rússia é no próximo ano. O desenvolvimento da Rússia melhorou significativamente sob sua liderança firme. Acredito que o povo russo continuará a apoiá-lo fortemente”, concluiu Xi Jinping.
Putin também falou na reunião informal entre os dois e reforçou que deseja tratar de diversos assuntos com os chineses e também está aberto para ouvir sobre a iniciativa de Xi sobre a guerra.
“Discutiremos, evidentemente, todas estas questões, incluindo a sua iniciativa, que tratamos com respeito, é claro. Em geral, a nossa interação na arena internacional, evidentemente, contribui para o reforço dos princípios fundamentais da ordem mundial e da multipolaridade”, disse Putin
Foto Destaque: Xi Jinping ao lado de Putin (Reprodução/Instagram: Sputnikmundo)