O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy tem agora um desafio a enfrentar, devido o acordo do teto da dívida. Acontece que os conservadores de extrema-direita, insatisfeitos, fizeram uma paralisação no plenário da Casa, fazendo exigência em relação a cortes de gastos pela frente. Nesta quarta-feira (7), os integrantes da chamada Freedom House Caucus, a bancada do Partido Republicano, mais à direita, fez um bloqueio dos trabalhos da Câmara pelo segundo dia consecutivo. O motivo é protestar contra a liderança de McCarthy.
Joe Biden, Presidente dos USA. (Reprodução:Pixabay)
O impasse tem se dado em razão dos níveis orçamentários com os quais McCarthy concordou no projeto de lei do teto da dívida com Biden. O acordo feito entre eles, estabelece restrição de gastos. Os conservadores, que não conseguiram impedir a aprovação do projeto de lei da dívida na semana passada, agora se empenham para impedir que ela de fato aconteça. Eles alegam que a legislação do teto viola os termos de acordo com que tinham realizado a fim de reduzir mais os gastos, a níveis de 2022. McCarthy juntamente à sua equipe de liderança, precisarão agora descobrir como trazer a Câmara de volta à sessão. Na terça-feira, a Câmara parou de repente, a partir do momento que um grupo de conservadores se recusou a dar apoio a uma votação processual de rotina a fim de definir o cronograma de regras para o debate do dia. Primeira vez, em 20 anos, que uma votação de regras de rotina foi derrotada.
Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara em uma votação histórica no mês de janeiro. Houve resistências do próprio partido, porém ele conseguiu superá-las. Após momentos de tensão e com a ordem restaurada, McCarthy se tornou presidente da Câmara através do alinhamento entre os republicanos. Ele é o segundo na linha de sucessão à presidência. A contagem à época foi de 216 a 212. Os democratas votaram no líder Hakeem Jeffries e seis integrantes do Partido Republicano votaram em McCarthy. Depois de eleito, ele prometeu realizar intimidações e investigações ao presidente americano Joe Biden e o partido democrata. No entanto, Biden celebrou McCarthy como seu opositor. E disse à época que estaria preparado para trabalhar junto ao Partido de McCarthy, o Partido Republicano.
Foto Destaque: Câmara dos USA. Foto Reprodução/Pixabay