Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente eleito do Brasil, esteve em um encontro com a bancada do PT, onde aproveitou para mostrar uma lista com vários ministros dos quais ele afirma não deixar de fora do seu próximo governo. Dentre o que foi abordado, algumas ideias entram em conflito com alguns desejos que aliados apresentaram. Lula já começa a enfrentar obstáculos antes mesmo de assumir a posse do país.
Uma das pautas debatidas na reunião, foi a organização dos ministérios por parte do Partido dos Trabalhadores (PT), que deverá ser dividida em três principais categorias, nas quais estão : cota pessoal do presidente Lula (Articulação Política, Justiça, Fazenda e Casa Civil) órgãos de Estado (Itamaraty, Controladoria-Geral da União e Advocacia-Geral da União) o restante poderá ser distribuído entre o partido e seus respectivos aliados.
Os dados apontam que o partido dos trabalhadores poderia contar com cerca de 15 ministérios para as legendas da base. Dependendo do cenário e em como será construída a governabilidade, pastas de Saúde e Educação podem ficar nas mãos de legendas aliadas.
Lula e sua esposa. (Reprodução/ Instagram)
Na próxima quinta-feira deverá haver uma reunião da executiva, onde algumas demandas do Partido dos Trabalhadores deverão ser discutidas na Esplanada. Segundo o presidente eleito Lula, a responsável por ficar à frente do PT deverá ser Gleisi Hoffmann, o que a tiraria da possibilidade de assumir ministério. A ideia é que não haja uma disputa interna do partido pela sucessão de Hoffmann.
A nova Esplanada já começa com muitas dores de cabeça em sua construção para o governo de Luiz Inácio. Pelo o que se pode observar, legendas aliadas a Lula devem ficar com um ministério cada, como o PCdoB,PSOL e Rede.
O vice-presidente da legenda, o deputado José Guimarães, afirma que as pastas que ficarão com o PT serão as de maiores qualificações, enfatizando que o partido terá menos de forma numérica, porém com valores e méritos maiores.
Foto Destaque: Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Reprodução/ Instagram.