Em telegrama de condolências, Papa Francisco relembra conselho de D. Cláudio Hummes

Maria Júlia Freitas Por Maria Júlia Freitas
3 min de leitura

Após a morte do cardeal Dom Cláudio Hummes, o Papa Francisco enviou um telegrama ao arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal Dom Odilo Scherer, demonstrando suas condolências pela morte do colega religioso.  

Na mensagem enviada, o líder do Vaticano relembrou um simplório conselho que recebeu do cardeal quando se tornou Papa. “Trago sempre vivas na memória as palavras que d. Cláudio me disse no dia 13 de março de 2013, pedindo-me que não me esquecesse dos pobres”, conta Francisco.


Dom Cláudio Hummes (Foto: Reprodução/Exame)


De acordo com o Vaticano, a notícia da morte de d. Cláudio foi recebida com muito pesar. O cardeal morreu na última segunda-feira (4), aos 87 anos, em decorrência de um câncer. 

Além disso, o Papa Francisco também contou sobre todos os anos de dedicação de d. Cláudio para com a igreja católica, que foi sempre pautado pelos valores evangélicos e o grande carinho e empenho que ele tinha para tratar das questões da Amazônia. 

Cláudio era um dos arcebispos mais influentes na Santa Sé. Em 2013, quando Francisco foi escolhido para ser o novo Papa, descobriu-se que a escolha do novo líder católico havia sido inspirada pelo religioso brasileiro.

Junto do seu belo trabalho frente à Igreja, d. Cláudio também foi um grande defensor das causas indígenas. No ano de 2019 houve o Sínodo da Amazônia em Roma, onde ele defendeu bravamente a demarcação das terras indígenas, chamando de “fundamental” para eles e também para a preservação da floresta.

Cláudio era natural de Salvador do Sul, Rio Grande do Sul, e iniciou sua vida religiosa na Ordem Franciscana dos Frades Menores. O religioso recebeu a sua sacerdotal em 1958 e a ordenação episcopal em 1975. Ele foi Bispo diocesano do munícipio de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza, no Ceará e Arcebispo de São Paulo.

O cardeal já tratava do câncer há alguns anos, mas nos últimos tempos a situação não estava mais conseguindo ser revertida, levando religioso à óbito esta semana. 

 

Foto destaque: Papa Francisco. Reprodução/Hablemos Religión

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile