Segundo a acusação, Lucy Letby, 33 anos, injetou insulina e ar em bebês, além de forçar que ingestão de leite sem prescrição de um médico, entre os anos de 2015 e 2015 no hospital Condessa de Chester na cidade de Liverpool. Ela aguardava o julgamento há dez meses, mas foi presa nesta sexta-feira (18), em sua casa.
Acusações da Promotoria
O caso que chocou o Reino Unido, e o mundo, vinha de uma longa investigação, mas que só foi à tona meses após os crimes, depois de uma suspeita de médicos da unidade, que não entendiam o porquê de tantas mortes na UTI Neonatal do hospital de Condessa ao decorrer de 18 meses.
O responsável pela investigação foi o promotor Nick Johnson, que notou que a enfermeira sempre estava de plantão no momento das mortes. Ao longo dos meses, Letby chegou a dar várias explicações. A enfermeira disse que acreditava que as mortes se deviam pelas péssimas condições de higiene pessoal na unidade de saúde. A acusada chegou a chorar em depoimentos à Justiça, afirmando que: “Havia condições “inseguras” de saúde no hospital, e que isso teria causado as mortes”.
O caso viveu uma reviravolta, quando os investigadores encontraram na casa de Lucy uma carta que admitia os crimes, e ainda afirmava: “Eu os matei de propósito“, disse Letby no bilhete.
Em sua defesa, a enfermeira disse que escreveu aquilo pois ficou confusa com as acusações, explicou que os acontecimentos a deixaram atordoada e sobrecarregada.
Lucy Letby. Reprodução/Twitter/@piersmorgan.
Desfecho do caso
Segundo a promotoria, apesar da condenação já ter sido emitida nessa sexta-feira (18), o julgamento só será finalizado em setembro. Fontes da imprensa britânica afirmam que a enfermeira pode pegar prisão perpétua pela morte dos bebês.
Diversos jornais britânicos têm noticiado o fato, o caso parece que vai ganhar um documentário em breve. Os noticiários tem afirmado que é a maior serial killer de bebês da história do Reino Unido.
Lucy Letby. (Vídeo:reprodução/youtube)
Lucy ainda foi condenada por tentar matar outros seis bebês, além dos sete que conseguiu. Ela fazia isso durante os plantões noturnos. Entre as vítimas estavam irmãos gêmeos e um recém-nascido que pesava apenas 1kg.
Foto destaque: Imagens da acusa Lucy Letby. Reprodução/Twitter/@piersmorgan.