A imagem organizacional e a forma como companhias lidam frente as situações adversas de trabalho fazem parte de uma cultura empresarial, entender a sua importância e os pontos que podem interferir na produtividade da empresa é um diferencial positivo.
O trabalho remoto aumentou a produtividade de muitas empresas, além das economias financeiras com locomoção, temos o fator tempo que também é um identificador dentro dessas novas modalidades que favorecem a produção. A alteração do trabalho híbrido diminuiu significativamente as taxas psicossomáticas, pessoas que trabalham dentro de suas residências obtiveram resultados positivos. Isso não é mais uma amostra de atitude comportamental que podem ser adotadas.
Entenda valores dentre de uma cultura organizacional. (Vídeo:Reprodução/Sólides Tecnologia)
A cultura da empresa vai além do espaço físico, por isso a produtividade pode ter bons resultados mesmo à distância. A atual conjuntura pandêmica alarmou muitas companhias que precisaram se reintegrar dentro do mercado, lojas que a princípio foram fechadas no lockdown, criaram sites virtuais que hoje são frutos de mais de 75% de todo ganho mensal da empresa, saber se situar, encontrar novas posições, conhecer o público e entender o papel de seus funcionários criam um base dentre da comunicação institucional.
As novas formas de interação não excluem a cultural organizacional dentro de uma empresa, ela apenas é modificada dentro de um processo comum de evolução, aquelas que se prendem a trabalhos automatizados acabam por frear ganhos, enquanto outros frente os fatores externos conseguem um equilíbrio para assim gerarem lucro a longo prazo.
A comunicação é crucial para o processo evolutivo de uma empresa ocorrer de fato além do marketing que deve estar em sincronia. Encontrar sua cultura empresarial depende de um estudo interno, feedbacks de funcionários e pesquisas mercadológicas, pois os fatores precisam ser analisados em um âmbito bem amplo para atrair stakeholders dentro de uma companhia, para isso deve assumir riscos, encontrar novos negócios/caminhos, possuir gestão de crise apta para posicionar sua empresa, com transparência e conduta.
Imagem destaque: Formulação de brainstorming. Reprodução/FIA.