Entenda como fica a linha de sucessão do trono britânico após a morte da rainha Elizabeth II

Sara Corrêa Por Sara Corrêa
3 min de leitura

Após a morte na rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira (8), o seu primogênito já se tornou rei do Reino Unido, o rei Charles III. Os próximos monarcas dentre os membros da família Windsor subiram uma posição, e ficam mais perto de assumirem o trono.

O filho mais velho de Charles, príncipe William, que também tem o título de Duque de Cambridge, é o primeiro na linhagem sucessória do Reino Unido.

A regra de primogenitura e seguida na realeza, ou seja, o primeiro filho do monarca que morreu ou abdicou tem o direito ao trono. Sendo assim, os próximos na sucessão são os filhos do príncipe William: príncipe George, princesa Charlotte e príncipe Louis. Em seguida vem o tio deles, o príncipe Harry, depois os seus filhos, Archie e Lilibet. Por enquanto, depois deles, o filho de Elizabeth II, príncipe Andrew, ocupa o 8º lugar na linhagem, depois a sua filha, princesa Beatrice e a filha Sienna Elizabeth. 


{slide}


Desde 2015, o país implantou a primogenitura absoluta, garantindo que independente do sexo dos herdeiros ao trono eles podem assumir. Antes disso, os homens tinham preferência na linhagem sucessória. Portanto, a regra vale apenas para os nascidos após 20 de outubro de 2011.

Com isso, a princesa Anne, que nasceu em 1950, mesmo sendo a segunda filha da rainha Elizabeth II, fica atrás dos dois irmãos mais novos. Já a sua sobrinha-neta, a princesa Charlotte, nascida em 2015, tem prioridade sobre o caçula, o príncipe Louis.

Ninguém pode ser excluído da linha de sucessão, mesmo se cometeu crimes ou pedir para sair. Isso só ocorre se o herdeiro morrer, se assumir como monarca e abdicar, ou se o Parlamento criar uma lei especial para a situação.

É por esse motivo que o príncipe Andrew, terceiro filho de Elizabeth II, continua na linhagem mesmo tendo sido processado por abusar sexualmente de uma menor de idade por meio de uma rede de tráfico sexual de Jeffrey Epstein. Ele perdeu seu título honorífico no início deste ano, mas continua sendo herdeiro do trono do Reino Unido.

O príncipe Harry também permanece na linha sucessória, mesmo tendo se desvinculado dos seus deveres oficiais da realeza em 2020. O segundo filho do rei Charles III com a princesa Diana decidiu se afastar após uma série de desentendimentos entre a realeza e sua esposa, a norte-americana Meghan Markle.

O afastamento de Andrew e Harry os impedem de representar oficialmente a realeza, suspende o salário que recebiam pelo trabalho real e fez o príncipe Harry perder seus títulos militares.

Foto destaque. Família real do Reino Unido. Reprodução/G1.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile