O aplicativo Discord se tornou muito popular entre os adolescentes, por se tratar de uma plataforma comumente utilizada para chats em jogos e transmissões ao vivo. No entanto, recentemente, o aplicativo foi utilizado por um grupo de criminosos que chantagearam meninas menores de idade com fotos íntimas.
Um dos acusados tem vários aparelhos de armazenamento de dados, e uma coleção de pastas de vítimas, com o nome “backup das vagabundas estupráveis”. Já são dezenas de meninas menores de idade vítimas dos crimes.
Até o momento, quatro pessoas suspeitas de envolvimento já foram presas.
Os criminosos faziam uso de um recurso do aplicativo que permite a comunicação via transmissão ao vivo de vídeos para chantagear as vítimas. Se elas se recusassem a cumprir determinados desafios, teriam suas fotos íntimas vazadas.
O Ministério Público de São Paulo está realizando investigações dos criminosos e do próprio aplicativo. De acordo com o Promotor de Justiça de São Paulo, Danilo Orlando, o MP está investigando a falta de segurança do Discord: “Nós estamos apurando, através de um inquérito civil, a falta de segurança da plataforma Discord. Crimes individuais sempre vão ocorrer na internet. O que diferencia é a detecção de que nessa plataforma está ocorrendo um discurso estruturado de ódio. Um local propício para que eles planejem ataques às vítimas e, principalmente, transmitam o conteúdo do crime”.
Aplicativo de mensagens Discord estava sendo usado por criminosos para abusar de menores de idade. (Reprodução/Tecnoblog)
O porta-voz do aplicativo Discord entrou em contato com o Fantástico e disse que a plataforma não tolera comportamento odioso. “Nós somos um produto gratuito para mais de 150 milhões de usuários ao redor do mundo, e de tempos em tempos, conteúdo mau e comportamento mau vão acontecer. Nós trabalhamos ativamente para remover esse conteúdo”.
“Gostaria de enfatizar que a vasta maioria das interações de brasileiros usando Discord são positivas e saudáveis. Nós somos proativos e investigamos grupos que podem estar envolvidos em ameaças a crianças e trabalhamos para tirar esses agentes ruins da plataforma”, finalizou.
Os criminosos não se satisfazem somente com ameaças online, e atraem as vítimas para locais onde elas são violentadas, agredidas e humilhadas. A idade dos acusados varia de 19 a 22 anos. Em material apreendido pela polícia, foram encontrados vídeos dos abusos, agressões e humilhações.
Foto destaque: aplicativo de mensagens Discord era usado por criminosos para aliciar, abusar e humilhar meninas menores de idade. Reprodução/Money Times.