INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Equipe de Direitos Humanos das Nações Unidas planeja ir a túmulo coletivo na Ucrânia

A ONU anunciou que os informes de que túmulos coletivos encontrados na cidade de Izyum, na Ucrânia, serão investigados por monitores de Direitos Humanos da ONU. A informação é de que há 440 corpos na vala comum na cidade antes ocupada pelos russos.

Tais informes chegaram a ONU e a comunidade internacional após Izyum, antes ocupada por tropas russas, ter sido liberada graças a ofensiva ucrâniana no leste do país. “Eles (monitores) pretendem ir lá para tentar entender um pouco mais sobre o que pode ter acontecido”, disse Liz Throssell, a secretária de Direitos Humanos da ONU, em entrevista à imprensa em Genebra, sem dar um prazo. Porém, ainda não se sabe se os corpos são de soldados ou civis, e se morreram de causas naturais ou por conta da guerra, e nem se estão todos reunidos em uma grande vala comum ou em pequenas valas individuais.


Cadáveres encontrados na floresta de Izyum. Reprodução/R7


Liz relembra que as valas comuns são algo que apareceram bastante na batalha do cerco de Mariupol, e que “era o caso de averiguar se as pessoas tinham morrido de causas naturais porque não conseguiram tratamento“. 

Em Izyum, o exército russo montou uma plataforma de lançamento para ataques ao Sul na região de Donetsk e Kupyansk, cerca de 48 quilômetros ao norte da cidade, e como um centro ferroviário para reabastecer suas forças.

As forças ucranianas retomaram o dominío da cidade no sábado (10), em uma contra-ofensiva militar estratégica na frente de guerra ao leste do país, e que vem sendo noticiada como uma possível virada da guerra a favor dos ucranianos. 

Em uma coletiva de imprensa em Geneva, no mês de maio, a chefe da missão de monitoramento, Matilda Bogner, disse ao veículo de informação oficial da ONU que muitos ucranianos continuam procurando seus familiares e amigos desaparecidos, que são em sua maioria homens jovens. Alguns foram levados à Belarus, cujo regime é aliado de Putin, e depois à Russia.

Foto Destaque: Membro do exército russo na região sul da Ucrânia. Reprodução/R7

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 3 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...