INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Espanha arquiva denúncia por racismo cometido contra Vini Jr

Espanha arquiva denúncia por racismo cometido contra Vini Jr

Uma denúncia de insultos racistas proferidos contra Vinicius Junior, atacante do Real Madrid, foi arquivada nesta terça-feira (16) por um juiz do tribunal número 4 de Pamplona, no norte da Espanha. Segundo o juiz, a razão do arquivamento seria o fato dos autores do crime não terem sido identificados. As ofensas ocorreram durante uma partida do Campeonato Espanhol contra o Osasuna, em 18 de fevereiro de 2023, e foram denunciadas por LALIGA à justiça. 

Arquivamento do caso

Em um comunicado emitido pelo Tribunal Superior de Justiça de Navarra, o magistrado admitiu que os fatos podem constituir crime, mas que “não existem dados suficientes para conhecer a identidade dos autores”, portanto, sendo cabível o arquivamento destes processos.

Racismo em campo

Vini Jr foi alvo de diversos casos de injúria racial durante os jogos da última temporada do Campeonato Espanhol, o que atraiu os olhares do mundo e das autoridades. Um dos casos que mais repercutiu foi o de Madri, onde o Ministério Público solicitou a prisão de quatro acusados de pendurar um boneco usando uma camisa do atacante em uma das pontes da capital, antes de uma partida da Copa do Rei.


Espanha arquiva denúncia por racismo cometido contra Vini JrBoneco representando Vini Jr pendurado na ponte de Madrid, em 2023, antes da partida da Copa do Rei (Foto: reprodução/CNN/Redes Sociais)


Em outubro de 2023, Vini Jr testemunhou perante um juiz de Valência, leste da Espanha, sobre a investigação realizada por outros insultos durante um partida do Real Madrid contra o Valencia, em 21 de maio do mesmo ano.

Vini Jr atraiu atenção para o racismo em campo por nunca deixar as ofensas passarem impunes, com postagens no X (à época, ainda Twitter) denunciando os crimes. O atacante se tornou o rosto da luta contra o racismo no futebol, e durante seu discurso na cerimônia da Bola de Ouro, afirmou ser “triste falar de racismo hoje, mas é preciso continuar lutando para que as pessoas sofram cada vez menos”.

Vini recebeu o prêmio Sócrates, um símbolo de sua luta contra a discriminação racial, graças aos trabalhos sociais que realiza no Brasil.

 

Foto destaque: denúncia de racismo contra Vini Jr é arquivada na Espanha (Reprodução/X/@realmadrid)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...