Espera para entrevista de visto de turismo americano pode levar 321 dias em São Paulo

Gabriel C.Garcia Por Gabriel C.Garcia
2 min de leitura

De acordo com dados obtidos pelo Consulado dos Estados Unidos no Brasil, o tempo de espera para conseguir uma entrevista do visto de turismo americano pode chegar a 321 dias na cidade de São Paulo (SP) uma demora de praticamente 11 meses. Também é grande a fila em outras cidades: no Rio de Janeiro (RJ) pode chegar a 277 dias, em Porto alegre (RS) a 269 dias, em Recife (PE) a 179 e no Distrito Federal (DF) a 238.

A demanda alta pode ser relacionada à pandemia da Covid-19. Segundo Felipe Alexandre, advogado de imigração e sócio-fundador da AG Immigration – escritório de consultoria e advocacia imigratória, os pedidos atuais se somam àqueles pendentes devido às paralisações da pandemia. Os vistos em processo de emissão atualmente já haviam sido pedidos e não foram concluídos devido ao fechamento dos consulados e das Embaixadas, que estava atendendo apenas a pedidos de emergência.

A espera é menor para aqueles que buscam estudar nos EUA. O prazo para a realização da entrevista nesse casos é de apenas 24 dias.


Dois passaporte brasileiros em cima de bancada com chapeu e bandeira do Brasil Reprodução/Blog.mundi.com.br


A recomendação que a Embaixada indica é que aqueles que desejam visitar o país se planejem levando em consideração a espera para a emissão do documento, obrigatório para a entrada nos Estados Unidos. Para quem deseja apenas renovar o visto, o tempo é menor.

Vale ressaltar que, aqueles que já possuem um agendamento podem alterar a data sem custo – portanto, vale a pena observar o site da Embaixada americana para o caso de uma data mais próxima a ser aberta.

Outrossim, o visto de turismo é o mais solicitado no país, e dá acesso ao território americano durante período limitado e apenas para atividades sem fins lucrativos. Ele concede permissão para que o viajante trabalhe ou passe a morar nos Estados Unidos.

Foto destaque: Pessoa segurando assaporte brasileiro Reprodução/G1 Globo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile