EUA cria hipótese de que Covid-19 tenha escapado de um laboratório chinês, mas especialistas contestam

Franklyn Santiago Por Franklyn Santiago
3 min de leitura

Uma teoria já antiga que vem sendo criada é a de que o Corona vírus não surgiu de forma acidental, mas sim escapou de um laboratório chinês.Esta semana, o assunto voltou a ganhar destaque nas pautas de debates, quando um sigiloso relatório do departamento de energia dos EUA, que contém informações que apontam que o vírus realmente vazou de um laboratório, veio à tona. Pequim se manifestou imediatamente, contestando a hipótese, e acusando Washington de acusação por motivos políticos, para intensificar as tensões entre as duas potências. A mesma tese foi levantada por Christopher Wray, diretor do FBI. Especialistas na área fazem alerta de atenção, pois a confiabilidade nas investigações são muito baixa.

Os relatórios existem, mas não são necessariamene confiáveis, visto que nem mesmo as autoridades principais dos EUA chegaram a um consenso. Joe Biden, presidente dos EUA, no intuito de investigar a origem do vírus, mobilizou nove agências de inteligência, incluindo o Departamento de Energia e o FBI.


Cientistas  trabalhando dentro de laboratório(Foto: reprodução/FPA) 


As agências escolhidas, porém, podem produzir relatórios com diferentes níveis de confiabilidade em suas informações: baixo, médio e alto. Avaliações de baixa confiabilidade, são consideradas aquelas em que as informações são muito fragmentadas, ou que não são de fonte ou orugem suficientemente confiáveis para que possa haver um justo julgamento definitivo, não havendo informações suficientes para se chegar a uma conclusão.

O Departamento de Energia fez um relatório que aponta para o vazamento do vírus de um laboratório de Wuhan,  na China. Mas o laboratório é classificado como sendo de baixa confiança.

Em 2021, o FBI entregou um relatórioapontando a mesma hipótese de vazamento de um laboratório. Relatório esse qua é considerada de confiança média. Enquanto o Conselho de Inteligência Nacional, em conjuto com quatro agências não identificadas, chegaram a conclusão de que o vírus realmente se originou da natureza. Essa conclusão é considerada como teor de confiabilidade baixa.

Há ainda duas agências que não chegaram a uma conclusão definitiva sobre o tema, mas há um consenso de que o vírus não foi criado artificialmente, para ser usado como ama biológica.

Foto destaque: frascos de laboratório com “Covid-19” na etiqueta. Reprodução/GETTY IMAGES

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile