INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

EUA desafiam aliados ao enviar munições cluster para a Ucrânia

Os Estados Unidos enviaram munições cluster para a Ucrânia, apesar da proibição deste tipo de arma por parte de aliados como o Reino Unido, a França e a Alemanha. Essa proibição deve-se aos riscos que representam para a população civil, sendo conhecidas por causar ferimentos graves, especialmente a crianças. A aprovação do envio dessas armas foi efetivada pelo presidente Joe Biden. A decisão dos EUA separa o país de seus aliados mais próximos, os quais assinaram um tratado internacional proibindo o uso, o armazenamento e a transferência de munições cluster.

A Ucrânia tem enfrentado uma escassez de munições de artilharia convencionais na guerra contra a Rússia. Com isso, as munições cluster são consideradas uma opção para combater as forças russas que estão bloqueando sua contraofensiva. Embora as munições cluster sejam amplamente proibidas, cuja fabricação é vetada pela legislação americana, assessores de Biden argumentaram que o envio dessas armas era necessário para atender às necessidades imediatas no campo de batalha.


Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos. (Reprodução/ Twitter)


A decisão de enviar munições cluster foi adiada por meses, enquanto os EUA esperavam por uma mudança favorável na situação da Ucrânia. No entanto, a escassez de munições de artilharia convencionais levou os assessores de Biden a acreditar que não havia outra escolha a não ser enviar as munições cluster. A Rússia tem usado essas armas durante o conflito, aumentando o risco para a população civil.

Mais de 100 nações assinaram um tratado que proíbe o uso de munições cluster, mas os EUA, a Rússia e a Ucrânia por não serem signatários, alegam que há circunstâncias em que essas armas podem ser usadas. O envio das munições cluster ocorreu pouco antes de Biden viajar para a Europa a fim de participar de uma reunião da OTAN.

As autoridades americanas afirmam que o envio das munições cluster será temporário, até que a produção de munições convencionais possa ser aumentada. A esperança é que isso aconteça na próxima primavera.

Foto em destaque: Munição Cluster sendo lançada por aeronave. Reprodução: Globo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...