Três testemunhas foram ouvidas por Membros do subcomitê de Segurança Interna, Fronteiras e Relações Exteriores do Comitê de Supervisão da Câmara nesta semana para contar suas experiências com supostos objetos voadores não identificados (OVNIs). Foram eles: David Fravor, Comandante da Marinha aposentado, Ryan Graves, um ex-piloto da Marinha, e David Grusch, um ex-oficial de inteligência da força aérea. Esse último afirma que há restos de espaçonaves em posse do Pentágono.
Objetivos da audiência
Essa audiência foi separada em partes, nas quais têm por objetivo obrigar a divulgação de informações confidenciais de que o Pentágono possui para “levantar a tampa da panela“, de acordo com Tim Burchett, congressista republicano do Tennessee e um dos mais entendidos do assunto.
Resgate dos destroços de balão chinês que causou polêmica nos EUA no início do ano (Foto: reprodução/ BBC)
O presidente do subcomitê, Glenn Grothman, de Kentucky, pretende encerrar as especulações acerca da natureza dos Óvnis, que com base nos fatos, não beneficia ninguém. Apesar de o interesse por esses artefatos tenha se renovado, houve uma alteração sobre como os legisladores e o governo dos EUA preferem chamar: “fenômenos aéreos não identificados“.
Após todos contarem suas experiencias com esses fenômenos, Grothman deu uma solução que consistia em que deixassem comerciais, pilotos e militares falarem sem sofrerem com medo de retaliação.
Resposta do governo dos EUA
Nesta quarta-feira (26), após deixar o assunto sob sigilo durante meio século, houve a terceira audiência no Congresso a respeito deste tema. O diretor do escritório encarregado de avistamentos, Sean Kirkpatrick, explicou que mais de 650 casos de potencial extraterrestre estavam sendo examinados pelo governo atualmente:
“Desses, ele acrescentou, priorizamos cerca de metade deles como tendo um valor anômalo e interessante, e agora temos que olhar para eles e nos perguntar: quantos parecem ser verdadeiros?”. Comentou Kirkpatrick.
Os senadores Chuck Schumer (democrata de Nova York) e Mike Rounds (republicano de Dakota do Sul) apresentaram, em julho, um projeto de lei que visa exigir do governo que faça um relatório de todos os avistamentos de óvnis a um conselho que teria autoridade para avaliar os casos.
Foto destaque: David Grush, official de inteligência da força aérea americana afirma que o Pentágono possui partes de espaçonaves. Reprodução/Poder360