Um ataque a tiros ocorreu na manhã da segunda-feira (19) deixando uma estudante de 16 anos morta e outro aluno ferido gravemente. O crime aconteceu no Paraná, no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, na cidade de Cambé. O executor dos disparos foi preso pela polícia.
Um ex-aluno desta mesma escola foi quem realizou o ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, segundo a Polícia Militar do Paraná, este jovem, de 21 anos, conseguiu entrar na instituição, alegando que iria buscar seu histórico escolar, portando uma arma; ele realizou disparos, atingindo dois alunos, Karoline Verri Alves, de 16 anos, morreu no local e Luan Augusto, também de 16 anos, foi levado em estado gravíssimo para o hospital Universitário de Londrina (HU). Ele foi atingido com um tiro na cabeça. Segundo as informações de familiares das vítimas os dois jovens eram namorados.
Ataque a tiros deixa adolescente morta, criminoso é preso pela polícia (Reprodução/Revista Oeste/RPC Paraná)
A Polícia Militar do Estado do Paraná foi acionada e conseguiu efetuar a prisão do criminoso, identificado como ex-aluno do colégio. A PM informou que, com ele, foi encontrado o revólver utilizado no ataque, carregadores e uma machadinha.
Carlos Ratinho Junior, governador do Paraná decretou luto oficial de três dias, via redes sociais ele se pronunciou sobre esta tragédia: “A violência do brutal ataque em uma escola estadual em Cambé causa indignação e pesar. O assassino foi preso, será julgado e condenado pelo crime bárbaro que cometeu. Como governador e pai a minha solidariedade aos familiares nesse momento de dor tão profunda. Paraná está em luto”, disse Ratinho Junior em seu Twitter.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ser informado sobre o ataque também se manifestou e prestou sua solidariedade: “Recebo com muita tristeza e indignação a notícia do ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar”.
A secretaria de segurança pública foi acionada logo após o ataque e informou que, além da machadinha, foi encontrado em sua mochila um caderno com anotações envolvendo ataques em escolas. O autor que foi imobilizado por professores e detido pela polícia foi preso e será julgado. As investigações ainda estão em andamento, a polícia terá acesso às câmeras de monitoramento da escola e vai investigar a motivação do crime. No primeiro contato da secretaria de segurança com a família do autor dos disparos, foi informado que ele sofre de esquizofrenia.
Foto Destaque: Frente do Colégio Estadual Professora Helena Kolody, onde foi realizado ataque a tiros. Reprodução/O Globo