INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Ex-BBB e Influencer, Andressa Ganacin tem Lipedema. Conheça mais sobre a doença

Em agosto de 2022, a ex-BBB, Andressa Ganacin descobriu que estava com lipedema. Com muitos anos de dieta e de insegurança sobre sua aparência, a ex-participante do Big Brother Brasil, percebeu que havia algo estranho, que ia além da questão estética. Foi então que após realizar consulta médica, recebeu o diagnóstico da doença. Em entrevista a “Quem”, Andressa disse que só realizou a consulta, após uma amiga ter passado pela mesma situação de mudanças no corpo.


Ex-BBB, Andressa Ganacin. (Reprodução:Instagram) 


Para a “Quem”, Andressa então falou sobre a descoberta da doença. “Tenho uma amiga que sempre passou pelas mesmas situações em relação ao corpo que eu, inchaço, dores nas pernas, aspecto de celulite mesmo fazendo vários tratamentos estéticos… Ela engravidou e eu tive um encontro com ela no final da gestação, quando perguntei para ela como ela estava em relação às dores e ao inchaço, principalmente porque imaginávamos que nesse momento tudo isso se intensificaria. Ela me disse que estava bem, pois tinha descoberto que era portadora de lipedema”, afirma.

Andressa disse ainda que a doença ocasionou mudanças na autoestima. “Pode parecer bobo para muitas pessoas, mas a vida toda eu nunca consegui achar com facilidade uma bota de cano alto para usar porque nunca fechava na perna. São acúmulos de pequenas situações ao longo da vida que foram colocando autoestima, segurança e principalmente a confiança sobre o que eu via no espelho em um lugar muito errado e muitas vezes de vergonha. Descobrir que sou portadora de lipedema me fez me acolher, ressignificar toda uma história de vida e principalmente o amor-próprio”, ressaltou.

Mas afinal, o que é lipedema?

A doença que afetou a saúde da ex-BBB, apesar de pouco conhecida , atinge mais de 10% das mulheres. Lipedema é uma doença crônica. Ocasiona acúmulo excessivo de gordura nos membros inferiores, como pernas e tornozelos, causando sintomas como dificuldade para caminhar, sensação de peso nas pernas, inchaço e dor no toque, além disso, causa desproporção simétrica no corpo. Andressa, ainda na entrevista a Quem, falou sobre a dificuldade de autoestima que sentiu ao perceber o corpo desproporcional.

“Impactou a minha autoestima durante uma vida toda! No momento em que a Dra Paula me deu o diagnóstico foi como se ela tivesse tirado um peso enorme de mim. Eu chorei muito no consultório. Sempre existiu uma culpa por me olhar no espelho e não entender porque eu era diferente, porque eu inchava tanto, porque eu não tinha resultados significativos por mais que eu lutasse contra os meus sintomas”, frisou. O lipedema é considerado doença crônica e progressiva. Pode, em alguns casos, afetar os braços, comumente em mulheres. A causa exata é ainda pouca conhecida. Porém, acredita-se que pode estar relacionada com alterações metabólicas, genéticas, hormonais ou mesmo inflamatórias.

Tratamento

A doença é tratada por um clínico geral, que é o responsável por realizar o procedimento de tratamento, indicando drenagem manual ou terapia compressiva a fim de reduzir o inchaço. É também indicado fisioterapia ou mesmo lipoaspiração em casos mais graves. Andressa fala que após diagnóstico, procurou especialistas no caso para iniciar o tratamento. “Busquei especialistas em lipedema. Desde o diagnóstico, a Dra Paula, que é minha nutróloga, e o Dr Gustavo, que é meu nutricionista, optaram pelo tratamento conservador. Iniciamos com os exames para alinharmos algumas medicações e suplementações e a dieta anti-inflamatória, onde retiramos da alimentação alimentos que podem inflamar o corpo e piorar os aspectos da doença”, afirma.

A Psicóloga Elisangela Niná, disse em entrevista ao Quem, que pacientes que tratam de lipedema podem apresentar distúrbio emocional, mas também alimentar. Ela diz que os distúrbios “mais comuns são: bulimia, compulsão alimentar, depressão e ansiedade”.  Ainda sobre o tratamento, algumas medidas precisam ser adotadas para melhorar o quadro clínico do paciente, como realizar atividade física de forma regular, procedimento de drenagem linfática manual, que ajuda no desinchaço e desconforto, terapia compressiva para diminuir inchaço nas pernas, assim como fisioterapia.

Andressa afirmou que durante o tratamento faz uso de meias de compreensão e atividades físicas. ” […] periodicamente vamos ajustando o tratamento e a dieta de acordo com os resultados dos exames laboratoriais e bioimpedância que são feitos. Também faço o uso de meias de compressão desde que fui diagnosticada e comecei a fazer exercícios físicos regularmente”, afirma a ex-Sister. Andressa Ganacin participou da 13° edição do Big Brother Brasil (BBB). Recentemente, engatou um namoro com Nasser Rodrigues.

Foto Destaque: Ex-BBB e influencer, Andressa Ganacin. Reprodução/Instagram

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...