Nesta quinta-feira (7), seis ex-policiais britânicos aposentados foram condenados por compartilharem mensagens racistas e ofensivas em grupo de WhatsApp sobre Meghan Markle e alguns membros da família real britânica. Os policiais foram condenados entre 6 e 14 semanas de prisão. Segundo a BBC, as mensagens foram enviadas entre agosto de 2018 e setembro de 2022.
Racismo na polícia de Londres
O comandante de Anticorrupção e Abuso da Polícia Metropolitana, James Harman, disse que o incidente compromete a confiança do povo na Polícia de Londres “o conteúdo racista e discriminatório destas mensagens é absolutamente terrível, dado que os réus já serviram como policiais, reconhecemos que este caso pode prejudicar ainda mais a confiança no policiamento”, disse o comandante.
O casal príncipe Harry e a duquesa de Sussex Meghan Markle em um Festival de Música de Mountbatten na Inglaterra (Foto: reprodução/Chris Allerton/Instagram/@sussexroyal)
O caso ganhou notoriedade após o programa “Newsnight” da BBC, realizar uma investigação, revelar os conteúdos em seu programa. Nas mensagens o grupo fazia referência a Meghan Markle, esposa do príncipe Harry; sobre o príncipe William e sua esposa Kate Middleton; a rainha Elizabeth II; o príncipe Phillip e falavam também sobre o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak que é de origem indiana.
Sentença dos réus
Cinco entre os seis ex-policiais aposentados todos acima de 60 anos, confessaram serem culpados pelo envio das mensagens racistas e foram condenados a pena entre seis e 14 semanas com suspensão por 12 meses. Já o ex-policial aposentado Michael Chadwell foi julgado em novembro e se declarou inocente da acusação do envio de uma das mensagens, mas foi condenado a 10 semanas de prisão com também suspensão de 12 meses. O julgamento foi realizado na Corte dos Magistrados de Londres.
Foto destaque: A duquesa de Sussex Meghan Markle no funeral da rainha Elizabeth II (Reprodução/ HarperBAZZAR)