Exército pede ajuda à GDF para controlar bolsonaristas e manter a ordem no Quartel General

Juliana Gomes Por Juliana Gomes
3 min de leitura

O Exército Brasileiro enviou, nesta segunda-feira (7), oficio a órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) pedindo ajuda para controlar os apoiadores do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e “manter a ordem” no Quartel General (QG), em Brasília. O documento pede à Secretaria de Segurança Pública (SSP) que atue com outras entidades e a possibilidade “de não autorizar a entrada de trio elétrico”, manifestantes, ambulantes e trânsito de veículos ao redor do prédio. 

Duas semanas após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito presidente, dezenas de bolsonaristas continuam acampadas em frente ao QG, dizendo que irão morar no local até que as Forças Armadas tomem o poder ou que ocorra uma intervenção militar para o atual presidente continuar no cargo.  Até o último final de semana (5 e 6), carros de som ainda estavam com a entrada liberada.

Os manifestantes também alegam que a deputada federal, Carla Zambelli (PL) viajou aos Estados Unidos para provar a fraude nas urnas, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, é criminoso, que o Bolsonaro teve os votos roubados pela “esquerda satanista”.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>QG EXÉRCITO, BRASILIA/DF 02/11/2022 <a href=”https://t.co/rTW9qOYHj2″>pic.twitter.com/rTW9qOYHj2</a></p>&mdash; Cap Bolsonaro (@CapBolsonaro22) <a href=”https://twitter.com/CapBolsonaro22/status/1587881822398328832?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 2, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


O ofício, dirigido à SSP, foi assinado pelo chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Planalto, coronel Fabiano Augusto Cunha da Silva, que solicitou também a higienização do local pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a organização do trânsito pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-Df). O Comando Militar do Planalto pediu ao GDF apoio do DF Legal no controle de  barracas de ocupantes, ditas como ilegais no setor, e vendedores ambulantes.

O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, disse em entrevista ao Metrópoles que a pasta tem atuado junto as agências do DF — como o DF Legal, que tem como atribuição a retirada de de estruturas irregulares de área pública — no Quartel General desde a última semana. Além disso, Júlio falou que vão se reunir, hoje (7), com o Comando Militar do Planalto para definir como seguirão com as ações.

 

Foto destaque: Apoiadores de Bolsonaro no Quartel General, em Brasília (Foto: Reprodução/Jornal de Brasília)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile