Explosão destrói Hotel Saratoga, em Havana, e deixa desaparecidos

Giovana Sedano Por Giovana Sedano
3 min de leitura

Uma forte explosão foi registrada nesta sexta-feira (6), no Hotel Saratoga, no centro de Havana, capital de Cuba. Em publicação no Twitter, a Presidência cubana afirmou, citando o primeiro-secretário do Partido Comunista na capital, Luis Antonio Torres Iríbar, que ainda não há confirmação da morte de quatro pessoas e do desaparecimento de outras 13. O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, está no local e já descartou a possibilidade de a explosão ter sido causada por uma bomba.

O gabinete do presidente afirma que “investigações preliminares indicam que a explosão foi causada por um vazamento de gás” e que “haverá mais detalhes sobre isso em breve”. Um repórter do canal Habana disse que uma empresa de gás fazia serviços de manutenção no hotel antes da explosão.

O Saratoga, gerido pelo Hotel Saratoga SA Mixed Company, foi inaugurado como um hotel boutique. Ele tem 96 quartos, além de bares e restaurantes. É um dos mais luxuosos de Havana. Tem uma piscina com vista panorâmica, o que levanta questões sobre a estabilidade do que resta do edifício. À agência de notícias Reuters, uma testemunha disse ter visto muita fumaça e chamas saindo do prédio.

Estudantes de uma escola ao lado do prédio foram retirados às pressas do local por temores de danos às estruturas do prédio. Carros e ônibus que estavam perto da explosão foram parcial ou completamente destruídos. Alguns pontos-chave e edifícios que ficam perto do hotel, incluindo o Capitólio, antiga sede do governo do país, foram isolados pela polícia.

Inaugurado na década de 1930, o Hotel Saratoga, considerado um dos mais luxuosos de Havana, foi reaberto após reforma em 2005 e conta com quase 100 quartos. É um prédio de estilo neoclássico construído em 1880 no centro histórico de Havana. Em 1935, já era considerado um dos principais hotéis da cidade, segundo informações do Departamento de Patrimônio Arquitetônico cubano.

 

Veja o antes e depois do Saratoga


Hotel Saratoga, em Havana, em imagem de novembro de 2018 (Foto: Reprodução/Google Street View)


Escombros do Hotel Saratoga, um dos mais luxuosos de Havana (Foto: Alexandre Meneghini/Reuters)

Hotel Saratoga, em Havana, em imagem de junho de 2014 (Foto: Reprodução/Google Street View)


Equipes de resgate e dos bombeiros são vistas diante do Hotel Saratoga, em Havana, após a explosão que destruiu parte do edifício (Foto: Alexandre Meneghini/Reuters)


 
Foto Destaque:  Equipes de resgate trabalham após uma explosão no Hotel Saratoga, em Havana, em 6 de maio de 2022. Uma forte explosão destruiu na sexta-feira parte de um hotel em reparo no centro de Havana, testemunhou a AFP, sem vítimas imediatamente relatadas (Foto: Reprodução/ADALBERTO ROQUE/AFP)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile