FAB intensifica buscas por helicóptero desaparecido no litoral de SP

Pedro Ramos Por Pedro Ramos
3 min de leitura

Um helicóptero, modelo Robinson 44 de cor cinza e preta, encontra-se desaparecido desde domingo (31), no Litoral Norte de São Paulo. O piloto, um passageiro e duas mulheres, identificadas como Luciana Rodzewics, 45 anos, e sua filha Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20 anos, estão no centro deste mistério.

Quem são os desaparecidos


Na aeronave estavam Luciana Rodzewics, de 45 anos, e a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos. (Foto: reprodução/G1)


Luciana e Letícia, moradoras do bairro do Limão, zona norte de São Paulo, são autônomas. Rafael Torres, terceiro passageiro e amigo da família, foi o responsável pelo convite para um passeio de bate-volta para Ilhabela, segundo relato da irmã de Luciana. A identidade do piloto permanece sob sigilo pela FAB.

O helicóptero perdeu contato com a torre de controle às 15h10 de domingo, sobrevoando Caraguatatuba. O alerta para o Comando de Aviação e Corpo de Bombeiros foi acionado às 22h40 devido à ausência de registros de pouso ou comunicação com o piloto.

Condições meteorológicas desfavoráveis

Antes do desaparecimento, Letícia enviou um vídeo ao namorado, mostrando condições meteorológicas desfavoráveis. O helicóptero Águia da PM e a FAB concentram as buscas entre a Serra do Mar e Caraguatatuba, sem pistas até o momento.

A Defesa Civil emitiu alerta para uma frente fria na região do litoral norte entre sábado (30), e segunda-feira (1). O vídeo de Letícia mostra neblina intensa durante o voo, corroborando com a previsão de pancadas de chuva e trovoadas na região.

Aeronave e documentação

O Robinson 44, monomotor de pequeno porte, tem capacidade para três passageiros e o piloto. Embora não seja autorizado para taxi-aéreo, a documentação de Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade está regular até junho de 2024, segundo a Anac.

Até o final da tarde de ontem (1º), não haviam pistas sobre o paradeiro do helicóptero, do piloto ou dos passageiros. A FAB, com a aeronave SC-105 Amazonas, persiste nas buscas e planeja nova decolagem na madrugada de hoje (2).

 

Foto destaque: apesar das buscas da Força Aérea Brasileira, ainda não há informações sobre o paradeiro do grupo ou do helicóptero (Reprodução/Meon)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile