Falha em sistema de sinalização pode ter sido a causa do acidente de trem que matou 275 na Índia

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
4 min de leitura

Na última sexta-feira, dia 02, uma colisão entre três trens na cidade de Balasore, no estado de Odisha, deixou 275 mortos e mais de mil pessoas feridas. O acidente, com dois trens de passageiros e um de carga, aparentemente foi causado por uma falha no sistema de sinalização, de acordo com Ashwini Vaishnaw, ministro das Ferrovias da Índia.

Segundo o ministro, o acidente aconteceu “devido a uma mudança no intertravamento eletrônico”, e que uma investigação já em curso descobriria o responsável pelo erro. “Que saia o relatório do inquérito. Mas a causa foi identificada e os responsáveis por ela identificados”, disse Mansukh Mandaviya, ministro da Saúde, à ANI, agência de notícias indiana.

Um dos trens envolvidos no acidente é o expresso Shalimar-Chennai Coromandel, que transportava passageiros da Bengala Ocidental.

Em comunicado divulgado este domingo, dia 04, pela Press Information Bureau, o Departamento Ferroviário do estado de Odisha disse que “Todos os 21 vagões que viraram devido ao descarrilamento dos trens na estação Bahanaga Bazar foram aterrados. Agora o local está sendo limpo”.

Vaishnaw disse que o objetivo era ter uma “situação completa e normal na manhã de quarta-feira”, acrescentando que mobilizaram muitos recursos; mais de 1.000 trabalhadores, sete máquinas de escavação, dois trens de socorro, quatro guindastes ferroviários e rodoviários, médicos especialistas, equipamentos especializados e medicamentos foram mobilizados para a recuperação do local do acidente e tratamento das vítimas.

No entanto, as expectativas de encontrar mais sobreviventes são poucas. O diretor-geral do Corpo de Bombeiros de Odisha, Sudhanshu Sarangi, disse à ANI que “Puxaremos os trens um por um, mas não temos muita esperança de encontrar sobreviventes”.


Acidente entre três trens deixou 275 mortos e mais de mil feridos, na Índia. (Reprodução/Folha)


No domingo, o ministro-chefe de Odisha, Naveen Patnaik, anunciou que irá disponibilizar 500.000 rúpias para as famílias das vítimas fatais, e 100.000 rúpias para as vítimas que sofreram ferimentos graves. Ele disse também, em um comunicado divulgado pelo Departamento de Informação e Relações Públicas de Odisha, que “todas as medidas possíveis foram tomadas para salvar a vida de passageiros feridos em diferentes hospitais”.

Narenda Modi, primeiro-ministro indiano, visitou o local do acidente e usou a rede social Twitter para elogiar as autoridades e equipes de resgate por seu trabalho: “Parabenizo cada pessoa pertencente às equipes das ferrovias, NDRF (Força Nacional de Resposta a Desastres), ODRAF (Força de Ação Rápida para Desastres de Odisha), autoridades locais, polícia, bombeiros, voluntários e outros que estão trabalhando incansavelmente no terreno e fortalecer as operações de resgate. Orgulhosos de sua dedicação”.

Um serviço especial de trem funcionará este domingo para realizar o transporte dos corpos e dos sobreviventes para fora de Odisha, em direção à Chennai, no sul do estado de Tamil Nadu, parando em todas as principais estações. Um vagão de encomendas acoplado fará o transporte dos corpos.

Foto destaque: Acidente entre trens de passageiros e carga, na Índia, deixou 275 mortos e mais de mil feridos. Reprodução/CNN.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile