INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Feixe de luz é registrado no céu em Tubarão, Santa Caratina

Feixe de luz é registrado no céu em Tubarão, Santa Caratina

Em um vídeo publicado nas redes sociais, um homem registou um rastro iluminado no céu da cidade de Tubarão, estado de Santa Catarina. O ocorrido aconteceu às 23h52 (de Brasília), enquanto o motorista atravessava a Av. Mal. Deodoro.

Lixo espacial confundido com meteoro

Segundo o professor Carlos Fernando Jung, diretor do instituto Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), no Rio Grande so Sul, o feixe de luz é resultante de uma reentrada da parte superior do foguete Soyuz SL-4 RB, no dia 22 de agosto, no Cazaquistão. Sendo assim, por não se tratar de um corpo celeste, o material que resultou no fenômeno é designado como lixo espacial.


Feixe de luz é registrado no céu em Tubarão, Santa Caratina

Registro de rastro de luz no sul do Brasil. (Reprodução/AGÊNCIAGBC)


O lixo espacial são detritos criados pelo ser humano que estão presentes na órbita da terra e não possuem nenhuma função útil, como partes de espaçonaves ou satélites e que às vezes, fazem a reentrada e por conta da alta velocidade, o lixo espacial esquenta e acaba formando um rastro iluminado no céu.

Próximos eventos astronômicos

Para aqueles que ficaram decepcionados por perderem o registro do feixe de luz iluminando o céu da região Sul do país, um cometa descoberto recentemente pelo astrônomo japonês Hideo Nishimura, em 11 de agosto, poderá ser visto a olho nu, quando atingir seu ápice no dia 12 de setembro. Apelidado de C/2023 P1 (Nishimura), o cometa está próximo ao Sol e já pode ser visto com a utilização do equipamento adequado para esse tipo de registro.

O próximo e último eclipse deste ano acontecerá entre os dias 28 e 29 de outubro e será um eclipse lunar, que poderá ser visto em apenas uma parte do país. Eventos astronômicos assim só pode ser visualizado com filtros especializados ou através do reflexo do sol.

E entre os dias 6 e 10 de outubro, acontecerá a chuva de meteoros Draconids, com o pico ativo em 8 a 9 de outubro, com cerca de 10 meteoros por hora.

Foto destaque: reentrada de liixo espacial é registrada em Tubarão, SC. Reprodução/HCNOTÍCIAS

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...