INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Fernando Haddad anuncia indicação para a diretoria do Banco Central

Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, anunciou sua indicação para a diretoria do Banco Central. O indicado, anunciado nesta segunda-feira (8), é Gabriel Galípolo, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

Galípolo, formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política, tem 39 anos e, segundo o próprio Haddad, foi sugerido pelo atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Com 39 anos atualmente, ele fundou a Galípolo Consultoria em 2009 e foi sócio-diretor da empresa até 2022.

Também foi presidente do Banco Fator entre 2017 e 2021, além de atuar como professor, tendo sido docente na PUC-SP em disciplinas de economia. Atualmente, leciona na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP) e participa dos conselhos Superior de Economia e de Infraestrutura da FIESP.


Gabriel Galípolo, indicado por Haddad para ser diretor do Banco Central. Washington Costa/MF/Reprodução


Alinhado ao PT, Galípolo tem experiência política trabalhando para José Serra na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento de São Paulo, e se aproximou do Presidente Lula após participar de uma live do mesmo.

Pessoas dentro do PT afirmaram que Lula teria gostado da afirmação do professor de que não é todo o mercado que desgostava do, na época, ex-presidente, e que na verdade aprovavam qualquer um que os deixassem negociar. Galípolo acabou se tornando conselheiro de Lula, ascendendo ao posto de secretário-executivo com a posse de Haddad.

Fontes internas afirmam que Galípolo defendeu que a PEC do Estouro deveria ter uma regra para controle de gastos, porém, com folga para crescimento e limitando-o proporcionalmente ao PIB para não ter maior interferência do Estado. O professor foi, inclusive, contra a atual PEC apresentada no congresso, que foi diferente da apresentada na equipe de transição.

Galípolo foi elogiado por Haddad na última sexta (5), apesar do mesmo ter falado que não necessariamente ele assumiria o Banco Central. “Galípolo é meu braço direito, meu parceiraço, pode assumir várias posições no governo. É um quadro técnico da melhor qualidade, e político, eu diria”, disse o Ministro.

 

Foto destaque: Divulgação/Diogo Zacarias

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...