Final de semana de Natal pode ser marcado por chuvas intensas

3 min de leitura

É possível que final de semana de Natal seja chuvoso e com tempestades amenas na maior parte das regiões do Brasil. As chuvas mais volumosas e persistentes estão previstas para ocorrerem no Rio de Janeiro, na zona da mata de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), isto é, “um corredor de umidade reforçado por frentes frias que ficam próximas da costa da região Sudeste do Brasil”, é a responsável por esses acumulou de chuva em certos estados brasileiros, de acordo com a Climatempo. Existe a previsão de um enfraquecimento nas áreas de instabilidade, com a aparição maior do Sol, na última semana do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Chuvas atingem Espirito Santo, causando alagamentos (Reprodução/Em Dia ES).


O litoral de Santa Catarina e do Paraná devem contar com volumes de chuva que ultrapassem 50 milímetros (mm). No restante do Sul do país, são esperadas pancadas de chuva.

150 mm de chuva devem ser recebidos pelo centro e norte de Minas Gerais e grande parte do Espírito Santo. O leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro devem ter acumulados maiores que 50mm. No sul de Minas Gerais, é provável que fique em torno de 30 mm e, nas outras áreas, o volume não deve passar de 20 mm.

Existe a previsão de grandes volumes de chuva na região Centro-Oeste, com cerca de 80 mm, principalmente no norte de Mato Grosso e Goiás. No sul desses estados, pode haver menos que 60 mm de volume. 

No Norte, volumes de chuva maiores que 50 mm podem ocorres no leste do Acre, no centro-sul do Amazonas e em grande parte de Rondônia, no extremo sul do Para e de Tocantins, podendo ter volumes que ultrapassem 150mm. 

No Nordeste, as maiores concentrações , com volumes maiores que 50mm, podem ser no sul do Maranhão, no Piauí e em áreas do oeste da Bahia, podendo ter um volume maior que 80mm.

Desde a primavera, iniciada em 22 de setembro, principalmente o Sul e o Sudeste foram marcados por volumosas chuvas, tendo alto risco de deslizamento, de acordo com a Defesa Civil Nacional. São Paulo obteve o maior volume de precipitação acumulada em novembro, com 178,4 mm, segundo o Inmet.

 

Foto destaque: Chuvas intensas em Palmas, em Tocantins. Reprodução/Prefeitura de Palmas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile