Finlândia lidera ranking de países mais felizes do mundo

Pedro Léo Por Pedro Léo
3 min de leitura

O país mais feliz do mundo é a Finlândia, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade. Ranking é divulgado anualmente no dia 20 de março, considerado Dia Internacional da Felicidade, há mais de uma década, e elege a Finlândia como país mais feliz pela sexta vez consecutiva.

Entre vários critérios para a decisão, estão renda, círculos de afeto, liberdade, generosidade e ausência de corrupção. O segundo lugar é da Dinamarca, enquanto o terceiro é da Islândia. O Brasil se encontra entre os 50 primeiros, na 49ª posição, caindo mais de dez posições em relação à última lista. 


Lista com os 24 países mais felizes no relatório. Imagem: World Hapiness Report/Reprodução


Um dos destaques é a Lituânia; País subiu mais de trinta posições nos últimos 6 anos, agora estando entre o top 20. Os Estados Unidos se encontram em 19º lugar, enquanto o Canadá está em 13º. Países como Alemanha, Reino Unido, França, Espanha e Itália estão em 16º, 19º, 21º, 32º e 33º, respectivamente; Portugal não se encontra nos 50 primeiros, estando em 56º.

Entre os Latino-Americanos mais felizes que o Brasil segundo a lista, estão Costa-Rica (23º), Uruguai (28º), Chile (35º), México (36º), Panamá (38º), Nicarágua (40º) e Guatemala (43º). Argentina se encontra fora do top 50, em 52º. Os últimos lugares são de Líbano e Afeganistão.

Segundo o relatório, os países latino-americanos tem média do que o previsto pelo modelo, devido a características únicas familiares e sociais, enquanto a Ásia Oriental tem diferenças culturais na forma de pensar e relatar a qualidade de vida que deixa a média abaixo do que o esperado. Também é adicionado que os países mais felizes foram mais resilientes em frente a crises, mantendo números parecidos em anos de pandemia, de 2020 a 2022, com anos anteriores.

Não é de hoje que a Finlândia é considerada o melhor país para se viver. Com uma economia desenvolvida, um dos maiores IDH do mundo e um sistema político-social que beneficia os seus habitantes, o documento da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas coloca a nação a frente de outras. Já é a sexta vez seguida que a Finlândia lidera o ranking de 150 países que acontece desde 2012 e é organizado pela própria ONU. Clique aqui para ver o ranking completo.

 

Foto destaque: Helsinki, capital da Finlândia, no pôr-do-sol.  Elina/Shuttershock.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile