INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Fortes chuvas deixam pelo menos nove mortos na região Sul e Sudeste

Pelo menos nove pessoas morreram vítimas dos temporais que atingiram as regiões sul e sudeste do Brasil entre segunda-feira (28) e esta quinta-feira (1), de acordo com as autoridades estaduais. Em Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais, duas mortes foram confirmadas em cada estado. No Espírito Santo uma pessoa morreu. 

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina confirmou uma morte na cidade de Brusque, na Rua Leonardo Buttchevitz, no bairro de Ponta Russa. Um homem, que ainda não teve a identidade confirmada, estava fora de casa quando foi surpreendido pelo deslizamento de terra nos fundos da casa. Ele morreu soterrado. Na manhã desta quinta-feira, em Palhoça, outro homem morreu ao tentar atravessar a área alagada do bairro Jardim Eldorado, e teria sido eletrocutado ao tentar se agarrar em um fio energizado. 

Segundo informações do Batalhão de Operações Aéreas, 18 pessoas foram resgatadas em Santo Amaro do Imperatriz (SC), com o helicóptero Arcanjo-01.

“As pessoas estavam ilhadas nas lajes e telhados de suas casas aguardando o socorro. Dentre elas havia adultos, crianças de colo, gestante e um deficiente físico. Todas foram levadas para um local seguro e estão salvas”, disse o Corpo de Bombeiros em nota.

A Defesa Civil de São João Batista (SC) informou que a cidade enfrenta uma das maiores enchentes de sua história, e que a Prefeitura Municipal, junto com o Corpo de Bombeiros e voluntários, estão dispostos a atenderem, dentro das possibilidades, as situações mais urgentes. Porém, o órgão também diz que por conta dos grandes números de ocorrências e as dificuldades de deslocamentos, com várias áreas inundadas, as equipes não estão conseguindo atender a todos os chamados. “Foi solicitado apoio do Governo do Estado de Santa Catarina para enfrentar a situação”, afirma a Defesa Civil em nota. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, no estado de Santa Catarina, a região mais atingida foi a Grande Florianópolis, sobretudo nos municípios de Santo Amaro, São José e Palhoça.

Os moradores afirmam que desde 1998 Santo Amaro não enfrentava uma enchente como a desse ano, mesmo sendo uma região passível de alagamentos. 

Nas últimas 24 horas, 220 ocorrências e mais de 350 pessoas foram atendidas. As principais ocorrências são deslizamentos, alagamentos, vítimas ilhadas, cortes de árvores e retiradas de pessoas em situação de risco. 

No Paraná, um deslizamento na BR-376 chamou a atenção do país inteiro, e até o momento duas pessoas foram resgatadas. O local do deslizamento, que aconteceu na última segunda -feira, fica próximo da divisa com Santa Catarina, e 21 veículos ficaram soterrados. As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária responsável pela via continuam as operações de resgate, trabalhando com a possibilidade de que até 30 pessoas possam ter sido soterradas. 

Foram contabilizadas 50 horas ininterruptas de operação. Os bombeiros também trabalham com o auxílio de cães de busca e com maquinário da concessionária. Eles enfrentam uma missão sensível e demorada por conta do grande risco de novos deslizamentos e as equipes estão expostas. 

Já na região Sudeste, no estado do Rio de Janeiro, as fortes chuvas nesta quarta-feira (30) deixaram pelo menos dois mortos e cinco feridos em duas cidades. 

Em Conceição de Macabu, uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas. Um deslizamento que aconteceu no bairro da Bocaina causou a morte de uma idosa de 62 anos. A filha dela foi resgatada com vida e continua internada em estado grave. Cinco feridos foram atendidos no Hospital Municipal Ana Moreira. 

As aulas nas redes municipais foram suspensas nesta quinta-feira (1) e amanhã (2). E três unidades de saúde foram afetadas pela chuva e não devem abrir hoje.

No município de Carapebus, um idoso morreu atingido por um raio. De acordo com a prefeitura, pessoas estão desaparecidas devido às enchentes e as escolas municipais estão sendo preparadas para receberem os desabrigados. E como em Conceição, as aulas nas redes municipais foram suspensas hoje. 

 

Devido a queda de energia nos locais de captação em Carapebus, o fornecimento de água foi interrompido, afirmou a concessionária Rio+Saneamento. E segundo a prefeitura, nas últimas 24 horas, choveu o esperado para o mês inteiro, e sessenta pessoas tiveram que deixar suas casas. 

Em Espírito Santo, uma pessoa morreu soterrada na manhã de hoje, em Viana, cidade metropolitana de Vitória. O Corpo de Bombeiros informou que uma idosa que também estava na residência, que fica localizada em área de encosta, foi resgatada e encaminhada para um hospital da capital. 

Em todo o estado, até o momento, já são quase 750 pessoas fora de casa por causa da chuva. 

A BR-101 teve o asfalto levado pela força das águas, em Aracruz, principal ligação com o sul da Bahia, e teve dois pontos de interdição total.  


Cratera foi aberta na BR-101 por causa das fortes chuvas no Espiríto Santo, em Aracruz. (Foto: Reprodução/Folha de São Paulo)


Todo o estado do Espírito Santo está em alerta máximo porque uma mudança climática aponta um alto volume de chuva para as próximas 48 horas. 

Em Minas Gerais, duas mortes foram confirmadas pelas autoridades em decorrência da chuva. 42 cidades do estado estão em situação de emergência.

De acordo com o relatório mais recente divulgado pela Defesa Civil estadual, já são 956 desabrigados, 3506 desabrigados e 2 mortes. As vítimas ainda não foram identificadas e nem as circunstâncias das mortes. 

 

 

Foto destaque. Fortes chuvas atingem o estado de Santa Catarina. Reprodução/Defesa Civil SC. 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...